quinta-feira, 27 de maio de 2010

Qualificação de agentes de ater para dendê inicia primeiro módulo

Começou nessa segunda-feira (24) o primeiro módulo do Programa de Qualificação de Agentes da Assistência Técnica e Extensão Rural para a Cultura do Dendê na Região Amazônica, promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Amazônia Oriental, com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). A iniciativa é parte do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), que tem regência interministerial do governo federal. O investimento nessa primeira turma é de quase R$ 300 mil, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
São quarenta alunos de oito instituições públicas e privadas, como Petrobras e Agropalma. As aulas, que se estendem até quinta-feira (27), acontecem na sede da Embrapa em Belém. Do curso total, que compreende carga de 176 horas divididas em cinco etapas, o primeiro e o segundo módulos, programados para durar até começo de julho, são ministrados por especialistas da Emater - entre eles, o diretor técnico, engenheiro agrônomo Raimundo Ribeiro, que proferiu a palestra de abertura, "Agricultura familiar e desenvolvimento rural sustentável na Amazônia".
"Em meio a diversas crises, como a energética e a do esvaziamento do campo, o agricultor familiar tem que ter a percepção clara de que sua prática é também responsável pela conservação dos recursos naturais, pelo fortalecimento do patrimônio cultural e pela qualidade dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. O dendê, para ser sustentável e agroecológico, tem que compor com o que já está dentro da propriedade, e não se tranformar em monocultura. O que o governo do estado e o governo federal querem é inclusão social, desenvolvimento regional, geração de emprego e renda, respeito ambiental e sustentabilidade", explicou Ribeiro.
Os doze extensionistas da Emater que estão se qualificando representam sobretudo a região do Tocantins, onde a Empresa tem desenvolvido projetos específicos em pelo menos 10 municípios, com envolvimento de três mil e duzentos agricultores familiares. Vale ressaltar que desde o ano passado o dendê foi incluído na linha de crédito para investimento em energia renovável e sustentabilidade ambiental do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Segundo a coordenadora de logística da qualificação, da Embrapa, engenheiro agrônoma Mazillene Borges, ao final do curso os qualificados "se tornarão prontos para trabalhar com ater para a cultura do dendê, auxiliando os agricultores familiares interessados a desenvolver a atividade de modo socialmente includente e ambientalmente responsável", diz.
Texto: Aline Miranda
FONTE: Site EMATER-PARÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário