segunda-feira, 17 de maio de 2010

Organizações da América Latina e Caribe discutem reforma agrária, soberania alimentar e desenvolvimento sustentável

A Contag sedia de hoje (17) até quarta-feira (19) a conferência regional da sociedade civil sobre reforma agrária, soberania alimentar e desenvolvimento sustentável nos países da América Latina e Caribe, principalmente no que diz respeito ao acesso e posse da terra e dos recursos naturais.

Participam do evento mais de 100 pessoas, representando cerca de 60 organizações sociais com luta focada no campo de 18 países. Os debates antecedem a Reunião de Consulta Regional que a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação) estará realizando no Brasil (Itamaraty), nos próximos dias 20 e 21, sobre a responsabilidade do governo quanto à questão da terra e dos recursos naturais.

A conferência foi aberta com a mística “A Terra e a Alimentação”, coordenada pela a vice-presidente e secretária de Relações Internacionais da Contag, Alessandra Lunas e por Saul Vicente.

Da mesa de abertura participaram o presidente da Contag, Alberto Broch, Marina do Santos, do Movimento dos Sem-Terra/Via Campesina, Mario Ahumada, coordenador da CIP (Comitê Internacional de Planificação) Regional da América Latina, e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.

Para Alberto Broch, a realização da conferência das organizações dos movimentos sociais na Contag é motivo de dupla comemoração para a entidade. “O fato dessas organizações da sociedade civil de 18 países da América Latina do Caribe se reunirem aqui para discutirem temas como a reformas agrária, soberania alimentar e desenvolvimento sustentável, que nós já estamos debatendo há anos com a nossa base, e a três dias da grande consulta oficial que a FAO fará no Brasil sobre esse temas, é também um reconhecimento da nossa entidade”, afirmou Broch.

Outro fato importante nesse debate, acentua o presidente da Contag, “é que por essas discussões estarem acontecendo aqui, na sede dos trabalhadores(as) rurais brasileiros, isso também ajuda a prestigiar e a divulgar o nosso movimento sindical e a nossa confederação em toda a América Latina, uma vez que vimos participando dessa agenda internacional há muito tempo”.
Fonte: Gil Maranhão, Agência Contag de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário