segunda-feira, 24 de maio de 2010

Primeiro Dia de Campo de abacaxi de Floresta do Araguaia será no Festival

Floresta do Araguaia, maior produtor mundial de abacaxi, terá seu primeiro Dia de Campo da fruta nesta sexta-feira (21), em evento coordenado pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), entre outras entidades. A programação é parte do Festival do Abacaxi, cuja décima-sétima edição acontece até domingo (23) no município, localizado na região do Araguaia, no sudeste do estado.
O Dia de Campo será realizado, a partir das 14h, na Fazenda São Bento, de propriedade do agricultor Francisco Rivelino da Cruz, que tem 30 hectares plantados em sistema de produção integrada, com monitoramento constante da lavoura, conforme normas do programa federal de Produção Integrada de Fruta (Pif), do qual participa, com intermédio da Emater. Estão sendo esperados 100 agricultores.
Serão apresentadas quatro estações: monitoramento de pragas e doenças (as principais são a "borboleta" e a fusariose), fertilidade do solo e adubação (são usadas três formulações de NPK - nitrogênio, fósforo e potássio), manejo de plantas invasoras e, por último, irrigação, por aspersão e microaspersão.
Segundo o chefe local da Emater, engenheiro agrônomo Antônio José Santos, a cultura do abacaxi é consideravelmente rentável para o agricultor familiar: "A produção é sustentável. O agricultor consegue de R$ 15 mil a R$ 25 mil por hectare a cada ciclo", diz.
Hoje, cerca de mil e duzentos agricultores trabalham com abacaxi em Floresta, colhendo cerca de 175 milhões de frutos. A maior parte da safra é vendida in natura, com colheita manual. Aproximadamente 5%, segundo dados da Emater, se destinam à indústria, com fins de processamento para suco concentrado.
Texto: Aline Miranda
Fonte: site EMATYER-PARÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário