segunda-feira, 24 de maio de 2010

Agricultores de Benevides fornecerão produtos para a merenda escolar

Vinte e cinco agricultores de Benevides são os primeiros da região metropolitana de Belém a participar do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) como fornecedores de produtos hortifrutigranjeiros para compor a merenda de alunos da rede pública. Mais de 20 mil alunos de 24 escolas serão beneficiados.
A parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), intermediada pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), tem o contexto da Lei federal 11.947, regulamentada ano passado, que estabelece o mínimo de 30% de produtos da agricultura familiar na merenda escolar pública. Nesse contrato específico, assinado no último 26 de abril, serão repassados cerca de R$ 90 mil.
Os agricultores de Benevides representam duas entidades sociais: a Cooperativa Agropecuária Mista de Benevides (Coopabem) e a Associação dos Produtores Agroecológicos do Maguari. Durante os próximos 100 dias letivos, eles entregarão dez produtos para as escolas, devidamente higienizados e embalados: macaxeira, mamão, cheiro-verde, ovos, jambu, couve, jerimum, feijão verde, farinha de tapioca e banana. A entrega inaugural acontece nesta quinta-feira (20).
Todos os fornecedores são assistidos pela Emater, que atesta a qualidade dos produtos.
"É parte do nosso trabalho, também, estimular e ajudar a estruturar a comercialização. Os agricultores produzem um produto sadio, que fará bem à saúde das crianças e fortalecerá a regionalização da merenda escolar, com ingredientes como jambu e farinha de tapioca, em vez de enlatados importados, por exemplo. Eis aí um caminho de valorização das tradições agrícolas e gastronômicas amazônicas. Além disso, a comercialização local faz com que o dinheiro circule no município, levando mais qualidade de vida à comunidade como um todo. No mais, contratos assim, de médio porte, obrigam o agricultor familiar a se profissionalizar cada vez mais", diz o chefe do escritório local da Emater, engenheiro agrônomo Edowardo Shimpo.
Texto: Aline Miranda
Fonte: site EMATER-PARÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário