segunda-feira, 24 de maio de 2010

Emater-PI ganha reforço da Embrapa na divulgação de novas tecnologias de produção

O objetivo principal do kit contendo um portfólio temático de tecnologias geradas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, lançado na última sexta- feira(21), no auditório central da empresa em Teresina, é de apoiar ao serviço de Assistência técnica e Extensão Rural do Nordeste. No Piauí - além de conhecimentos no campo em assentamentos e comunidades, o trabalho deverá melhorar a produção e a produtividades dos produtos da agricultura familiar e servirá como atualização dos conhecimentos das novas tecnologias geradas pela Empresa buscando agilizar o processo de aplicação das mesmas.
O evento, que aconteceu no encontro do CAE – Comitê AssessorExterno da Embrapa Meio-Norte, contou com a presença de diversas autoridades ligadas ao tema, dentre elas, o chefe da Embrapa Meio Norte, Hoston Nascimento, o pesquisador da Embrapa, ex diretor geral do Emater – PI, Francisco Guedes, Coordenador de Operações do Emater – PI, Francisco Amorim, a Coordenadora de Convivência com o Semiárido, Lucia Araújo , superintendente do Banco do Nordeste, Agostinho Neto, dentre outras.
Indicado pela Embrapa para disseminar o projeto no Piauí e demais estados do Nordeste e Minas Gerais, o ex – diretor geral do Emater, Francisco Guedes, disse que todos esses produtos agora vão ser divulgados para apoiar o serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural visando aumentar o conhecimento, bem como agilizar o processo de aplicação dessas tecnologias na agricultura familiar.
"Nada melhor do que unir a pesquisa ao serviço de Assistência Técnica", explica Guedes ressaltando que se devem aplicar o mais rápido possível essas tecnologias para a agricultura familiar. "É uma alegria muito grande ser designado pela diretoria da Embrapa para desenvolver esse trabalho de relacionamento da Embrapa com o Emater", comenta.
"Fiquei muito entusiasmado com o que vi aqui. A Embrapa selecionou todo o pessoal do setor primário aqui presente e eu vejo isso com bons olhos", disse o Coordenador de Operações do Emater - PI, Francisco Amorim que, na ocasião, representou o diretor geral do Emater, Adalberto Nascimento. "Acho uma excelente iniciativa, um bom trabalho que vem ao encontro de nossas atividades na agricultura familiar", pontua.
Sobre o Kit
Formado por DVDs e livros das principais tecnologias geradas pela EMBRAPA no Nordeste, nas áreas de leite, galinha caipira,pequenos animais(especialmente caprinos, ovinos e suínos), fruticultura irrigada, horta,gado de corte e convivência com o semi-árido, o kit será uma forma deatualizar os conhecimentos dos técnicos das EMATERES em apoio ao serviço
de assistência técnica e extensão rural nas áreas dos agricultores familiares.
O material é um resultado de parceria da Associação Brasileira das Emateres do Brasil - ASBRAER, com Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, que financiou e da Embrapa que executou a confecção dos livros e Dvd’s.
--
Astrid Mª Lages Neves
Assessora de Comunicação do EMATER - PI
(86) 3216-3856/ 8851-2986
Fonte: site da ASBRAER

Nenhum comentário:

Postar um comentário