segunda-feira, 31 de maio de 2010

Nascem primeiros bezerros de programa de melhoramento genético em Ipixuna


Os primeiros bezerros crias de vacas inseminadas artificialmente já começaram a nascer nas oito comunidades rurais que fazem parte do Programa Municipal de Melhoramento Genético da Bovinocultura em Ipixuna do Pará, no nordeste do estado. O Programa é coordenado pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), em parceria com a Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento (Semab), Associação das Indústrias Exportadoras de Madeiras (Aimex) e Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri).
Trinta bezerros geneticamente melhorados já compõem o rebanho das 45 famílias pioneiras do Programa. São animais com pré-disposição biológica à produção de leite - tanto em termos de quantidade, como de qualidade. Uma matriz comum, por exemplo, costuma render no máximo seis litros por dia; uma geneticamente melhorada pode alcançar dez litros.
Desde julho de 2009, quando o primeiro grupo de fêmeas foi inseminado, pelo menos 726 vacas já receberam sêmen especial. Em três anos, a prole já terá se desenvolvido o suficiente para começar a fornecer leite. A idéia está se disseminando tão positivamente entre os agricultores familiares que, em menos de um ano de Programa, outras 17 famílias já aderiram, aumentando o número de beneficiadas para 62.
"Obviamente é um programa de médio prazo. Talvez isso seja também um dos pontos pelos quais o agricultor infelizmente tenha dificuldade em acreditar que essa tecnologia fará diferença de verdade. A tradição em Ipixuna é cruzar a vaca de qualquer jeito, principalmente com touros nelore, cuja raça tem aptidão para carne, não para leite. Queremos provar e garantir que o rebanho do agricultor familiar tenha características genéticas favoráveis à produção de leite, para que se alcance alta produtividade. Junto com as inseminações, o Programa prevê uma campanha, já em curso, para que outros produtores vejam e se interessem, o que já vem acontecendo", comemora a bióloga e engenheira agrônoma Lidiane Silva, chefe do escritório local da Emater.
 As famílias participantes têm entre seis e trinta vacas. Os animais inseminados são escolhidas pelos próprios produtores como aquelas de melhor potencial reprodutivo natural. As inseminações são subsidiadas pelo Programa, reduzindo o custo unitário para até R$ 14 reais, quando o preço padrão é de no mínimo R$ 35. As operações são realizadas por inseminadores profissionais - técnicos da Semab  cedidos para a Emater, que também é responsável pelo transporte deles até as propriedades, via duas motos. A Semab fornece o combustível.
Embora a pecuária de leite seja uma das principais atividades da agricultura familiar no município, com cerca de 400 famílias atuantes, o sistema de produção é falho, com produtividade baixa e conseqüências ambientais desastrosas - já que, para fazer o pasto, o produtor acaba desmatando.
          "Historicamente, a mesorregião do nordeste paraense apresenta altos índices de desmatamento, e a pecuária é um dos motivos. Só que, quanto mais produtivo for o animal, menor será a necessidade de ampliação do rebanho; e, quanto menor o rebanho, menor o pasto. Acreditamos que, com o Programa, o desmatamento provocado pela pequena pecuária irá diminuir. Até porque a agricultura familiar não se baseia na expansão desmensurada do próprio negócio: a estrutura da produção familiar é limitada pela mão-de-obra doméstica, por exemplo. O produtor vai se satisfazer com um rebanho reduzido superprodutivo", explica o engenheiro agrônomo da Emater Valdeides Lima.
Com o aumento da produção e da qualidade do leite em Ipixuna, a tendência é que as indústrias com potencial comprador se associem às comunidades, até instalando resfriadores ali mesmo. Também se pretende acelerar outros aspectos da cadeia produtiva, como o beneficiamento, com a fabricação comercial de derivados lácteos, sob a constituição de agroindústrias.
"É necessário formar uma bacia leiteira em Ipixuna. Há produção; o que falta é organização da produção. Estamos batalhando nesse sentido", diz o secretário municipal de agropecuária e abastecimento Ailton Santana, um dos mentores do Programa e também extensionista da Emater.
 Texto: Aline Miranda
Fonte: site EMATER-PARÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário