segunda-feira, 24 de maio de 2010

Projeto de tomate orgânico em Três Marias é destaque na Semana dos Alimentos Orgânicos

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) participa da 6ª Semana de Alimentos Orgânicos, no período de 23 a 30 de maio. A campanha, uma iniciativa da Comissão de Produção Orgânica (CPORG), da qual a Emater-MG integra, prevê uma ampla divulgação junto aos consumidores sobre os produtos orgânicos, fazendo uma abordagem a respeito dos benefícios destes alimentos, nos aspectos nutricional, ambiental e social.
Em Belo Horizonte e região metropolitana, a CPORG, coordenada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), programou uma agenda que inclui palestras, oficinas e mobilizações. Já no estado, um destaque será a implantação na comunidade do Bonfim, no município de Três Marias, de uma unidade demonstrativa de tomate orgânico. O projeto, que também está sendo estendido a outros municípios como Janaúba, Ressaquinha, Juiz de Fora, Capim Branco e Prudente de Morais, é desenvolvido em parceria com a Embrapa Hortaliças.
Segundo o coordenador técnico de Agroecologia, Fernando Tinoco, a proposta é gerar e validar uma tecnologia de produção de tomate orgânico, adequada à agricultura familiar. "Historicamente, a cultura do tomate consome muito agrotóxico e por isso queremos gerar uma tecnologia simples e barata, que privilegie o uso de compostos orgânicos e inseticidas naturais no plantio", explica. De acordo Tinoco, o projeto também envolve a realização de dias de campo, para expandir e multiplicar as tecnologias que forem adotadas nas unidades demonstrativas.
Em todo o estado, a Emater-MG desenvolve ações de estímulo ao cultivo orgânico, em parceiras com associações de produtores e prefeituras. Hoje, segundo o coordenador da Emater-MG, existem unidades demonstrativas que testam as seguintes culturas orgânicas: café, no municípios de São João del Rei e Conceição da Aparecida; morango, em Senador Amaral; e batata em São Sebastião da Bela Vista. A empresa também trabalha a parte educacional, promovendo seminários e dias de campo sobre agroecologia. Entre os municípios contemplados por estas ações estão: Sacramento, Itaobim, Ponte dos Volantes e São Gonçalo do Pará.
Referência em hortaliças orgânicas
Capim Branco, localizado na região central mineira, é referência no estado, quando o assunto é hortaliças orgânicas. Dez agricultores familiares locais investem na atividade. Todos têm o selo de certificação e recebem orientações da Emater-MG. O agricultor Marcos Lívio Campos é um exemplo. Só de alface, Marcos produz mil pés por dia. Já a produção de cenoura da propriedade dele chega a 120 quilos diários. Campos atribui a procura crescente pelos produtos a uma preocupação maior dos consumidores com a saúde. "As pessoas estão priorizando a saúde. Estão buscando um alimento de qualidade, sem o uso de agrotóxico, que respeita o meio ambiente", argumenta.
O também produtor de hortaliças de Capim de Branco, Marcone Xavier, concorda e ressalta o cuidado que a atividade requer ao evitar o desperdício. Xavier reaproveita tudo que gera na propriedade. Folhas, cascas de verduras e até mato viram adubo orgânico. "Não jogo nada fora e aí está a grande diferença desses produtos com os convencionais. Aqui todo o lixo orgânico é aproveitado. O esterco das galinhas que crio, misturado a outros alimentos, volta para a horta como adubo", afirma.
Agência Minas
Fonte: Site ASBRAER

Nenhum comentário:

Postar um comentário