segunda-feira, 24 de maio de 2010

Curso em Conceição do Araguaia ensina a confecção de mapas para diagnóstico de assentamentos

Quinze técnicos dos escritórios regionais da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) de Conceição do Araguaia e Marabá, sudeste do estado, estão em treinamento desde segunda (17) até esta sexta-feira (21) para aprender a confeccionar mapas a partir de ferramentas de geotecnologia.
Os documentos ajudarão a conduzir os Planos de Desenvolvimento de Assentamento (PDAs) e os Planos de Recuperação de Assentamento (PRAs) de 75 assentamentos federais da região, a que a Emater tem atendido por meio de convênio assinado com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em 2008.
O curso está sendo ministrado, na própria sede do escritório regional, pelo geógrafo Jamerson Viana, do Laboratório de Geotecnologias (Labgeo) da Emater. A duração é de 40 horas.
"Eles estão se ambientando no manuseio de arquivos vetoriais específicos, dos softwares livres que utilizamos. Os dados de satélite são coletados via gps: são as coordenadas-limite de cada lote dos assentamentos. Esses dados, então, tomam corpo gráfico. São diversas vertentes de informação: desde localização de bacias hidrográficas até marcação de áreas de uso alternativo ", explica Jamerson Viana.
De acordo com o supervisor do escritório regional de Conceição, o tecnólogo de alimentos Flávio Barros, o uso dos mapas é um instrumento que pode auxiliar até mesmo o processo de adequação ambiental das propriedades familiares: "Os mapas dispões sobre zonas de reserva legal, pasto, sistemas agroflorestais. O trabalho dos técnicos no campo será facilitado pela organização dessas informações, porque identificará as condições para um projeto de manejo florestal, e permitirá que o Incra monitore com precisão a dinâmica produtiva dos assentamentos. É mais uma ferramenta a nosso favor, e em benefício dos agricultores familiares", diz.
Texto: Aline Miranda
Fonte: site EMATER-PARÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário