terça-feira, 14 de junho de 2011

Por que a agroecologia?

 
Nadson Oliveira - Extensionista Rural da EMATER-PARÁ, autor do Blog Pesca Artesanal na Amazônia e Colaborador do Blog Agricultura Familiar e Extensão Rural
A maior parte da produção de alimentos (bovinos, ovinos, suínos, caprinos, aves, frutas, legumes, cereais, peixes, tubérculos, grãos e hortaliças) é feita de forma insustentável: gastando muita água na agricultura e na piscicultura, poluindo rios com produtos químicos e ração industrializada, usando muito fertilizante químico para o aumento da produtividade da planta, Jogando muitos venenos nas pragas das culturas, aplicando muitos hormônios e antibióticos nas aves e peixes, derrubando e queimando a mata nativa, ocupando muitos hectares com um único tipo de cultivo, cansando a terra através da mecanização forçada, modificando radicalmente a paisagem, extinguindo as espécies de plantas e animais nativos e esgotando águas e terras de uma maneira irreparável.

 O sistema agroecológico é uma maneira de produzir alimentos de forma sustentável:
·         Usando o controle biológico e natural em vez de defensivos químicos;
·         Conservando as nascentes e protegendo os rios;
·         Diversificando os cultivos para poupar a terra e melhorar sua fertilidade;
·         Cultivando e criando em harmonia com a natureza para conservar os recursos naturais para as futuras gerações;
Isto que é agroecologia ou produção agroecológica!

Não esquecendo que os produtos cultivados de maneira ecologicamente correta podem ser chamados de alimentos orgânicos, e quando você consome esse produto está fazendo o bem a sua família, ao planeta terra e aos pequenos agricultores que também são chamados de agricultores familiares.
Ele é chamado de agricultor familiar porque junto com sua família planta de tudo um pouco, para o próprio consumo e para obter renda a fim de manter sua propriedade e dessa forma ele conserva o meio ambiente. Respeita as águas e o solo, pois depende deles para viver e permanecer na propriedade com a família.
Para obter mais informações sobre produção de alimentos orgânicos e assistência técnica rural procure um extensionista da EMATER. No estado do Pará a empresa está representada em todos os municípios. Em Bragança conta com profissionais da área agronômica, florestal, aquicultura, pesca e ambiental.
Mais informações sobre o assunto acesse o site da secretaria de agricultura familiar (SAF) e ministério do desenvolvimento agrário (MDA).
Nadson Oliveira
Imagens: Nadson Oliveira (arquivo EMATER Itupiranga)
Originalmente publicado no Blog Pesca Artesanal na Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário