terça-feira, 14 de junho de 2011

Emater -Pará promove o Pró-Pirá em Inhangapi.


Organizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) junto com a prefeitura municipal de Inhangapi, nordeste paraense, o V Festival Pró - Ambiente de Inhangapi, o Pro-Pirá*, deste ano promete ser de grande sucesso. Marcado para acontecer nos dias 16 e 17 deste mês, o evento maior reúne outras cinco atividades específicas. 

Com o tema Meio Ambiente: Fonte de Vida, o Prospera congrega: I CARINHO - Campanha de Limpeza e Proteção do Rio Inhangapi; II CONJARDIN - Concurso de Jardinagem de Inhangapi; IV OFICINA PRÓ - PIRÁ - Educação Ambiental Aquática para crianças e adolescentes; VI EXPO-FLOR - Exposição de Flores e Plantas nativas de Inhangapi; VIII EXPO-PIRÁ - Exposição de Peixes Nativos da Bacia do Rio Inhangapi.
O técnico da Emater responsável pelo evento, o médico veterinário Kenji Oikawa, revelou que várias atividades acontecerem nas semanas que antecedem os dois grandes dias.  Por exemplo, as oficinas voltadas para a Educação Ambiental Aquática para crianças e adolescentes, 100% das escolas municipais e estaduais aderiram ao movimento de promover a educação ambiental nos alunos matriculados.
Cerca de 80% da população de Inhangapí vive na zona rural do município. Este conhecimento repassado ainda na escola com certeza vai formar cidadãos preocupados com o meio ambiente, principalmente do nosso município, afirmou Kenji Oikawa.

Já sobre a Campanha de Limpeza e Proteção do Rio Inhangapi, o técnico da Emater explicou que o trabalho de conscientização junto à comunidade ribeirinha já acontece há bastante tempo. Mas que para o evento do Pró-Pirá foi acertado uma surpresa de impacto aos participantes. Sacos de lixo de 60 quilos foram distribuídos para 30 pescadores e moradores das margens do rio Inhangapi recolham o lixo que bóiam nos rios.
Ainda segundo o médico veterinário, todo o material recolhido pelos ribeirinhos será exposto no centro do espaço cultural. As pessoas irão se chocar ao se deparar com a quantidade de lixo que será retirada do nosso rio. Mesmo a localidade sendo de balneário, os que trabalham nessa ação serão também os maiores beneficiários, já que vivem da pesca.
Durante o evento acontece também o segundo Concurso de Jardinagem de Inhangapi (CONJARDIN). Nesta edição serão cerca de 30 participantes com premiação para os três primeiros lugares. 

Pró-Pirá* - O Pró-Pirá é um projeto piloto concebido em 2003 pelo governo do estado, durante o primeiro mandato do atual governador Simão Jatene, e executado pela Emater- Pará com o objetivo de restabelecer a fauna aquática das microbacias hidrográficas do Estado. Em 2005, em virtude do trabalho de desenvolvimento sustentável da Amazônia, o governo japonês, firmou um acordo de cooperação técnica, através da Agencia de Cooperação Internacional do Japão - JICA por três anos. Em 2007 foi criado o I Festival Pró-Ambiente de Inhangapi.

*Pirá: significa peixe em língua indígena.
Serviço: O Pró-Pirá* acontece nos dias 16 e 17 de junho de 2011 no Espaço Cultural de Inhangapi. O município fica a 16 km de Castanhal, nordeste paraense.

Foto e texto: Kenny Teixeira
FONTE: publicado no site da EMATER-PARÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário