quarta-feira, 22 de junho de 2011

Emater-Pará e Secretaria Municipal de Agricultura promovem 2º Festival da Goiaba em Dom Eliseu

Maior produtor de goiaba da Amazônia, o município de Dom Eliseu, sudeste do Pará, realiza o II Festival da Goiaba, nos dias 24, 25 e 26 de junho. O evento é coordenado pela prefeitura local em parceria com o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Pará).

Na primeira edição do evento, cerca de 10 mil visitaram o espaço do evento. Este ano, além de shows noturnos, o Festival terá barracas de produtos de agricultura familiar, onde associações e cooperativas exporão e venderão, a preços módicos, subprodutos da goiaba, como compota, geléia e suco. Os órgãos públicos do setor agrícola e fundiário e empresas privadas do ramo também terão seus estandes: Emater e Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), por exemplo, apresentarão juntas seus trabalhos, dividindo o mesmo espaço.

O município tem mais de 50 agricultores familiares de goiaba, com produção em escala comercial, "de transição agroecológica" (cultivadas sob menos defensivos e adubos químicos, em comparação às quantidades utilizadas no sistema convencional), com 130 hectares plantados. Todos os plantadores são financiados pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com o intermédio da Emater.

Outra promoção do Festival, também, será o Seminário sobre a Agricultura Familiar, Produção e renda no campo, que acontece durante o dia 24. Na programação estão palestras sobre a comercialização e marketing da cultura da goiaba e sobre as ações e programas para o fortalecimento da fruticultura no estado do Pará.
 (Ascom Emater)
Fonte: Diário do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário