terça-feira, 28 de junho de 2011

Observatório irá diagnosticar a situação rural no Pará



Um Observatório Estadual de Monitoramento e Avaliação da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) será implantado no Estado do Pará. O Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) pretende instalar o mecanismo de diagnostico até o final do ano. Para isso, instituições que executam serviços rurais no país, foram convidadas a participar de uma reunião técnica, a ser realizada nos hoje e amanhã, na Unidade Demonstrativa de Bragança (UDB). Nesta segunda-feira, 27, aconteceu no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, uma reunião preliminar entre a Emater, MDA e Unicamp, para discutir o assunto.

O sistema fará a avaliação continuada de impactos possíveis, entraves institucionais e aperfeiçoará as atividades voltadas para o campo. A proposta para tal é que os próprios beneficiários da política de Ater atestem o serviço que está sendo oferecido. Para isso os agricultores serão treinados para aplicar questionários. O Doutor em Desenvolvimento Rural Sustentável, Kleber Pettan, da equipe de pesquisa da Unicamp contratada para consolidar os dados -, ressalta que o objetivo do observatório a ser criado não é avaliar as instituições, mas sim conferir se a Política Nacional de ATER, do MDA, está chegando aos beneficiários da forma com que foi concebida.

Segundo o coordenador geral de formação de agentes de Ater, do MDA, Reginaldo Silveira de Lima, o primeiro observatório de avaliação da região Norte será no Estado do Pará e será coordenado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). Escolhemos o Pará por ser o estado que melhor representa a diversidade amazônica. São ribeirinhos, quilombolas, indígenas, pescadores artesanais, entre outros grupos que praticam a agricultura familiar, afirmou. 

Outras quatro regiões do território brasileiro também serão contempladas pelo MDA neste projeto que tem como meta atingir 100%dos estados brasileiros, mais o Distrito Federal.

Para Allan Razera, engenheiro agrônomo do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), do MDA, nesses dois dias serão expostas para os parceiros a forma de avaliação e metodologia. Vale ressaltar também que os serviços de Ater precisam atender a política nacional principalmente no que se refere à segurança alimentar e a renda das famílias do campo. 

Razera afirma que o conteúdo metodológico será de responsabilidade de profissionais de educação da Unicamp, que estarão presentes nas reuniões para as devidas explanações. Fizemos o convite para a participação de cerca de 50 instituições parceiras. Estamos confiantes nesse projeto que vai garantir a qualidade da política de Ater no Norte do país, afirmou.

Atividades

Hoje(28) e amanhã (29), na UDB, propriedade da Emater, acontece uma reunião com os técnicos da empresa e com integrantes de Organizações Não Governamentais que realizam trabalhos junto às comunidades rurais do estado. Para coordenador técnico da Emater, Paulo Lobato, a experiência deste observatório vai proporcionar que a Empresa avalie o trabalho que vem desenvolvendo e possibilitará que um aprimoramento aconteça. Só quem tem a ganhar são os agricultores familiares do nosso Pará, finalizou.
Jornalista Kenny Teixeira
FONTE: Site da EMATER-PARÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário