segunda-feira, 6 de junho de 2011

Emater-Pará equipa a futura agroindústria de Ipixuna do Pará


"A Agroindústria de Processamento de Castanha de Caju, no município de Ipixuna do Pará, hoje é uma realidade. O prédio já está pronto e em 70 dias chega o restante dos equipamentos e maquinários. Estamos ansiosos". Este foi relato é do coordenador da fase de implantação do projeto, José Sinval Paiva, Engenheiro Florestal, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) durante uma visita da Diretoria Executiva da empresa ao local.
A presidente da Emater, a engenheira agrônoma Cleide Amorim, aprovou as futuras instalações desta agroindústria que irá beneficiar 2180 famílias de agricultores da região. Além do mais, serão abertos 50 postos de trabalho, voltado para o público feminino.  "Estamos dando preferência, embora não obrigatório, para as mulheres porque o trabalho é extremamente delicado", declarou.
Colocar em prática este projeto - que é um convênio firmado entre Emater e Instituto Nacional de Reforma Agrária (INCRA) - foi esforço desta gestão. A implantação era para ter acontecido em 2008, um ano após a assinatura, mas questões administrativas e ambientais foram os principais entraves. "Há muitos anos havia um lixão em um espaço próximo ao prédio da Agroindústria. Hoje o espaço está livre, limpo e apto para o funcionamento" afirmou Cleide Amorim.
A Agroindústria de Processamento de Castanha de Caju funcionará em duas frentes de trabalho. Uma linha será a de beneficiamento da castanha de caju e a outra será o aproveitamento do pedúnculo - a carne da fruta -  para a industrialização de doces. "Esta é uma forma de agregar valor e utilizar toda a fruta. O espaço comporta as duas linhas, já até selecionamos uma Tecnóloga de Alimentos do nosso quadro funcional para trabalhar em Ipixuna", declarou o coordenador do projeto.
O trabalho da Emater na Agroindústria, ainda segundo Sinval Paiva, será apenas neste primeiro momento já que a proposta é que a própria comunidade, através de cooperativa, assuma o trabalho em um futuro próximo.  Serão realizadas qualificações, treinamentos e testes de aptidão junto à comunidade para que sejam empregados na fábrica, bem como, prestaremos assistência técnica aos agricultores familiares de Ipixuna que fornecerão a matéria prima.

FONTE: Jornalista Kenny Teixeira – Extraido do site: emater.pa.gov.br
FOTO: EMATER-PARÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário