quarta-feira, 15 de junho de 2011

Mandiocaba amazônica surpreende cientistas chineses



MONTEZUMA CRUZ
            CAMPO GRANDE (MS) – A  mandiocaba que os professores Songbi Chen e Ou seguram (foto) foi colhida depois de seis meses de plantada no sítio do técnico agrícola Flávio Ikeda, no município deAbaetetuba, a 101 quilômetros de Belém por rodovia, na região nordeste do Pará. Esses membros do Tropical Crops Genetic Resources Institute e do Chinese Academy of Tropical visitaram a região em maio, acompanhando o pesquisador da Embrapa Biotecnologia, Luiz Joaquim Castelo Branco Carvalho, a convite do Gruo Y. Yamada.

Conheceram  a mandioca açucarada amazônica, genuinamente paraense, e também a degustaram, informa Ikeda. Lembra que a recente colheita de um pé de mandioca pesando 37,3 kg plantado três anos antes e com a raridade de três raízes em perfeito estado rendeu frutos. "Resolvi aproveitar todas as manivas que ficaram após a degustação dos cientistas chineses, para multiplicação, com tratamento vip a partir de agora", comenta o técnico.

A cada ano cresce o interesse chinês pelas experiências brasileiras no setor. A China tem procurado a Embrapa para estabalecer parcerias. Inegavelmente tem levado para suas academias os melhores resultados obtidos por pesquisadores. Em 2009, por exemplo,  o professor Bin Liu, PhD assistente da direção da Chineses Academy of Sciences edo Beijing Genomics Institute, acompanhou a transformação da mandioca em álcool,em Planaltina (DF). Em troca do aprendizadoos acadêmicos chineses ofertaramaos pesquisadores da Embrapa estudos do genoma do porco.
FONTE: Site Amazônias Portal Gente de Opinião. Recebido por e-mail do Técnico Flávio Ikeda - Extensionista Rural da EMATER-PARÁ.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito que com o aparecimento da INTERNET em nossas vidas fica mais fácil da população de estudiosos ajudarem aos governantes a desenvolverem seus locais de origem. Este ano estaremos implantando uma destilaria do tamanho do agronegócio familiar local e assim viabilizando e otimizando a agricultura que pode revolucionar cada canto do país. A mandiocaba é uma das matérias primas que pretendemos utilizar na exploração do potencial energético de nossas propriedades rurais.

    ResponderExcluir