terça-feira, 14 de junho de 2011

CRENDICE MILENAR E ABSURDA AMEAÇA NOSSOS TUBARÕES/CAÇÕES.


As duas denominações citadas podem ser utilizadas para qualquer espécie. Os cações são muitas vezes, uma forma jovem desses peixes, porém, usualmente chamamos de tubarão as espécies de grande porte, pouco comum em nosso litoral, e de cação aquelas de pequeno porte, cuja ocorrência em nossa costa, ainda podemos dizer que é bastante abundante. A sabedoria popular dos pescadores do litoral Amazônico tem uma outra definição a esse respeito, bem original: "Se a gente o come, é cação, se ele come a gente é tubarão". Apesar do sabor da carne desse peixe não agradar a maioria, mais em algumas regiões do litoral Amazônico, principalmente no Pará, encontramos apreciadores a procura de cações jovens das espécies: cação de areia (mangona), cação sicuri ou sacuri (ponta preta), limão e outros. Com o aumento do comercio de barbatanas para o continente Asiático, motivado por uma crendice milenar e absurda, de que a nadadeira desse espetaculoso animal é afrodisíaca, a captura tem aumentado descontroladamente em nossos mares, de forma predatória. As nadadeiras são exportadas para Hong Kong, Beijing, Taiwan, Singapura e outros países desse continente. A quantidade de apenas 500 gramas de barbatana pode alcançar mais de 250 dólares no mercado internacional. Um par de mandíbulas de tubarão-branco pode ser vendido por até 10 mil dólares. O mais interessante de todo este comércio é que recentemente foi descoberto que as nadadeiras possuem uma alta concentração de mercúrio, que pode causar esterilidade nos homens. A grande quantidade de barbatanas desembarca nos Estados do Pará e Amapá, não condizes com a quantidade de tubarões. É certo afirmar, que depois de capturados, as nadadeiras são retiradas e em seguida o animal é jogado ao mar, agonizando até a morte. Desta forma, este peixe poderá desaparecer das águas Brasileiras, pois, possuem baixa taxa de reprodução, a gestação ocorre depois de 22 meses e a maioria leva de 10 a 15 anos para atingir a maturidade sexual.

Nadson Oliveira - Extensionista Rural da EMATER-PARÁ, autor do Blog Pesca Artesanal na Amazônia e Colaborador do Blog Agricultura Familiar e Extensão Rural
No Brasil, 43% das espécies de tubarões estão ameaçadas de extinção. As populações de muitas espécies declinaram até 90% nos últimos 20 anos.
Para maiores informações conheça o projeto PROTUBA ou acesse a página do instituto aqualung.

Texto: Nadson Oliveira (direitos reservados)
Imagem: (blog jovem pan)
Publicado Originalmente no Blog pesca Artesanal na Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário