quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Renda média do agricultor familiar cresceu 33%

Aumento nos últimos oito anos é três vezes maior que o das famílias que vivem em meio urbano

          Enquanto a renda das famílias que vivem nas cidades teve um crescimento médio de 11% nos últimos oito anos, a renda dos agricultores familiares cresceu 33% no mesmo período.
           Os números são do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e foram apresentados segunda-feira (24) pela delegada federal do MDA em Alagoas, Sandra Lira, durante a abertura da capacitação dos 115 novos profissionais de assistência técnica e extensão rural (Ater), que estão no município de Carpina (PE), onde ficam até o dia 11 de fevereiro para capacitação.
           Após esse período, eles retornam a Alagoas para atuar no campo, prestando orientação aos agricultores familiares e facilitando o acesso às políticas públicas. Os profissionais vão atuar na condição de bolsistas pelo período de um ano e serão encaminhados para as Gerências Regionais da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).
          Segundo Sandra Lira, entre 2003 e 2010, 4,8 milhões de famílias do meio rural saíram da condição de extrema pobreza em que se encontravam. De acordo com ela, em 2003, foram investidos em assistência técnica e extensão rural (Ater), em todo o país, R$ 46 milhões. Já em 2010, foram investidos R$ 626 milhões.
          “Os investimentos em Ater cresceram mais nas regiões Norte e Nordeste. Mas percebemos que em Alagoas ainda há muita pobreza na zona rural e que o Estado tem a maior concentração fundiária”, explicou. Ela também ressaltou que 70% dos municípios alagoanos estão incluídos nos Territórios da Cidadania, criados em 2008. “Os demais estão com as propostas encaminhadas para a criação de novos Territórios”, lembrou.
          Dirigindo-se aos novos agentes de Ater, Sandra Lira também falou sobre a Política Nacional de Assistência Técnica e disse que o serviço que eles vão prestar a partir de fevereiro é uma educação não formal, de caráter continuado e que promove processos de gestão, produção, beneficiamento e comercialização das atividades e dos serviços agropecuários e não agropecuários, inclusive das atividades extrativistas, florestais e artesanais.
Programação
          Durante os 20 dias de capacitação, os profissionais selecionados para compor o serviço de Ater em Alagoas vão assistir a palestras de técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do MDA, da Ater Indígena do MDA, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, da Emater de Minas Gerais, da Ater Mulheres do Centro Feminista 8 de Março, com sede no Rio Grande do Norte, das superintendências de Desenvolvimento Agropecuário, de Fortalecimento da Agricultura Familiar e de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural da Seagri.
          Na abertura da capacitação, nesta segunda-feira (24), os técnicos também acompanharam uma apresentação da estrutura da Seagri, conduzida pela coordenadora de Gestão de Pessoas, Millena Luz.
FONTE:
Diego Barros
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário

(82) 3315-1396 / 8883-5373
www.agricultura.al.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário