quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Nova diretoria da Emater-Pará quer "trabalho em equipe"

               A nova diretoria executiva da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará) foi apresentada nesta terça-feira (11) em cerimônia simples realizada no escritório central do órgão, em Marituba.
               Estiveram presentes funcionários, agricultores, representantes de instituições parceiras, o secretário de estado de agricultura, Hidelgardo Nunes, e outras autoridades políticas, como os deputados estaduais Márcio Miranda, Adamor Aires e Gualberto Neto.
Primeira mulher na presidência de toda a história da Emater, a engenheira agrônoma Cleide Amorim passa a trabalhar com o diretor técnico Humberto Reale, engenheiro agrônomo, e com o diretor administrativo Rodrigo Mendes, advogado e administrador.
               Abençoados com um rito ecumênico celebrado durante a cerimônia de apresentação pelo padre José Maria Ribeiro, da paróquia Santa Rita de Cássia, de Ananindeua, os três assumem o desafio de encaminhar a gestão de uma Empresa de 45 anos que tem mais de mil funcionários atuando em todos os 144 municípios paraenses: "Depois da Polícia, a Emater é o agente do Estado mais presente em qualquer município", resumiu o deputado Márcio Miranda.
               Servidor de carreira da Emater, Humberto Reale encabeçava uma lista tríplice resultante de uma eleição democrática entre os colegas. O governo, assim, consagrou a escolha popular, oficializando o primeiro nome entre os mais votados pelos funcionários: "Significa o prestigío dos funcionários ante esta presidência e ante o governador Simão Jatene, bem como o respeito que temos pela democracia. Acatamos a vontade da maioria", discursou Cleide Amorim.
               Graduado e especializado em Agricultura Integrada na Amazônia, ambos os níveis pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Reale trabalha na Emater há 17 anos, tendo começado nos municípios de Viseu e de Nova Timboteua. De lá saiu para ajudar a fundar o escritório local de Peixe-Boi, de onde foi chefe. Também chefiou o escritório local de Ourém do Pará, para depois tomar a frente da supervisão regional de Conceição do Araguaia. Há três anos era administrador da Unidade Didático-Agroecológica do Nordeste Paraense (UDB), em Bragança.
               Humberto Reale planeja uma gestão baseada em "trabalho, trabalho e trabalho. ""Tenho experiência e força de vontade para não decepcionar nem a presidente e o diretor administrativo, nem meus colegas, nem os agricultores familiares", disse.
               Já Rodrigo Mendes é formado em direito pela Faculdade Ideal (Faci) e em gestão de empresas pelo Centro de Ensino Unificado do Maranhão (Ceuma), instituição pela qual também se especializou em gestão pública. Foi presidente da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) do Departamento de Trânsito (Detran) do Pará por dois anos e atualmente era secretário parlamentar da Câmara Federal de Deputados, em Brasília.
Mendes defende uma diretoria administrativo-financeira "comprometida com a moral e a ética" e baseada no "diálogo direto com os funcionários: que são o combustível do motor da Emater", afirma.
               Quanto a Cleide Amorim,  é funcionária concursada do governo do estado do Pará há 33 anos, tendo começado a carreira na Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Desde 1983, atuava na Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), onde se destacou como coordenadora de todas as edições da Semana da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria (Frutal Amazônia/ Flor Pará).
               Também teve passagens pela Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), pelas Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa) e pela Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).
               Formada pela Ufra, tem duas especializações: em agronegócio, pela Conselheira de Comércio Exterior Brasileiro, e em heveicultura (cultivo de seringueiras), pela Ufra.
               Ela fala que a idéia da gestão é "dar passos novos e inovadores", reestabelecendo parcerias institucionais, intensificando a relação com o interior do Pará e trabalhando em equipe e com transparência. "Meu lema é pensar, fazer e principalmente escutar ", anunciou.
                O secretário de estado de agricultura, Hildegardo Nunes, apontou que a nova diretoria executiva é um marco histórico, sobretudo por trazer na ponta uma mulher, que, com um espírito feminino e maternal, vai ajudar a fortalecer o aspecto humano da atividade de assistência técnica e extensão rural".
                Além disso, completa ele, "não se pode deixar de enxergar o fato de que a Emater é o grande braço operacional da Sagri (Secretaria de Estado de Agricultura). Entre Emater e Sagri, a vinculação por convicção tem que ser maior do que a vinculação hierárquica: temos que acreditar que, juntos, recolocaremos o Pará no caminho do desenvolvimento, por meio da produção agropecuária. Sagri, Emater, Adepará, Ceasa e Iterpa (Instituto de Terras do Pará) têm que caminhar unidos, articulados", concluiu.
               A diretora administrativa da Sagri, Iacira Sedrim, uma das fundadoras da Emater, se descreveu emocionada com Cleide Amorim na presidência da Empresa: "Foram 45 anos de luta, auto-afirmação e demonstração de competência até termos o orgulho de ver uma mulher no comando da Emater", contou.
Fonte:
Texto: Aline Miranda
Foto: Newton Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário