quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Emater-Pará assina convênio de cooperação técnica que estimula a participação de agricultores na produção do dendê em São Domingos do Capim

         A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) firmou, na última quinta-feira (20), um convênio de cooperação técnica com a prefeitura do município de São Domingos do Capim, nordeste paraense. A parceria tem como finalidade a união de esforços para a ampliação e fortalecimento na execução das atividades de assistência técnica aos cerca de 800 agricultores familiares beneficiários do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNBP). Eles terão que produzir biocombustível, a partir da produção do dendê (Elaeis guineensis L).

          A atual presidente da Emater, a engenheira agrônoma Cleide Amorim, por intermédio da empresa Eco Dendê, responsável pelas atividades produtivas no município, formalizou o convênio com o prefeito José Cristiano Martins Nunes.        

          "A nossa responsabilidade é orientar e prestar boa assistência ao agricultor para que tenha produtividade e lucro nessa nova cultura, pois é diferente da cultura de subsistência. Mas estabelecemos e defendemos conjuntamente com a Eco Dendê e prefeitura o cultivo consorciado com outros produtos tradicionais da agricultura familiar, garantindo a viabilidade do projeto e a sustentabilidade das famílias", afirmou  a presidente da Emater.  

          Segundo Denis Araki, biólogo da empresa responsável pela produção de biodiesel, a meta será cadastrar 12 mil agricultores familiares incluindo os que trabalham nos municípios de Mãe do Rio e Irituia (nordeste), onde também serão instalados pólos de dendê. Ele também informou que os lotes (propriedades rurais) destinados ao plantio das oleaginosas terão em média de 5 a 25 hectares.   
          O plantio está previsto para iniciar ainda este ano e a estimativa é que sejam produzidas 12 toneladas por hectare ao mês.  "Nosso objetivo é fazer com que cada pólo tenha área de 12 mil hectares para atender a capacidade esmagadora de produção", relevou.

          Há cerca de dois anos os técnicos da Emater e da Eco Dendê, vêm realizando pesquisas de campo para verificar a potencialidade e viabilidade econômica, social e ambiental sobre a implantação da cultura do dendê na região. As condições de solo e o clima da região e a facilidade de escoamento da produção, foram alguns dos fatores que elegeram o município para ser um dos pólos.       

          Várias reuniões com associações rurais foram feitas nos últimos anos, tendo como objetivo apresentar o projeto às comunidades.         
          Dentro de alguns meses os técnicos da Emater realizarão intercâmbio com os agricultores selecionados para conhecerem todo processo e o funcionamento da cadeia produtiva do óleo de palma, a partir do cultivo do dendê desenvolvido em Tomé Açu.  

          Com 120 anos de emancipação política, São Domingos do Capim tem como principal fonte de economia o cultivo de açaí e mandioca. Com a implantação de um pólo de biodiesel na região, surgem possibilidades de novos mercados, estabelecimento de melhores preços e maior geração de emprego e renda. Além disso, promoverá uma nova e moderna plataforma de desenvolvimento sustentável que tem como fator principal a participação direta de agricultores familiares, inserindo-os na cadeia de produção e comercialização do dendê.   .
Mara Barcellos Arpim/Emater
FONTE: site EMATER-PARÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário