quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Portaria do Ministério da Agricultura anuncia retirada gradual de agrotóxico do mercado

Brasília - O metamidofós, agrotóxico usado nas lavouras brasileiras, principalmente nas de cana-de-açúcar, soja e algodão, vai sair do mercado gradualmente, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Portaria publicada hoje (17) no Diário Oficial da União informa que o uso do produto será proibido a partir de dezembro de 2012.

Foto Extraida da Internet
De acordo com a portaria, em 120 dias estará proibida a importação e produção do inseticida. Sua formulação, no entanto, será permitida por mais um ano e a comercialização, até novembro de 2012. A decisão do governo foi tomada depois que uma reavaliação do agrotóxico, feita pelo ministério, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), constatou que seus benefícios não compensam os riscos à saúde.

Desde 2004, o inseticida foi proibido para pequenas culturas, nas quais é mais comum o uso de aplicador costal, manualmente. “A medida segue uma tendência mundial de suspensão de uso do produto. O governo tem dado prioridade aos defensivos menos tóxicos e que, ao mesmo tempo, sejam eficientes no controle de pragas”, afirmou o coordenador-geral de Agrotóxicos do Mapa, Luís Eduardo Rangel, por meio de nota. Segundo ele, o produtor já pode optar por outros agrotóxicos com a mesma finalidade do metamidofós, autorizados pelos órgãos sanitárias do país.

Atualmente há seis produtos registrados no Mapa com o agrotóxico metamidofós: Metafós, Matamidofós Fersol 600, Metasip, Stron, Stron 600 SL e Tamaron BR. O site do Mapa, na página de consulta de ingrediente ativo, informa que o inseticida é autorizado para as culturas de algodão, amendoim, batata, feijão, soja, trigo e tomate – no caso deste último, ele é empregado apenas para o tipo rasteiro, com fins industriais.

Foto Extraida da Internet
Ainda de acordo com informações veiculadas no site do ministério, “para todas as culturas, o uso [do inseticida] deverá ser exclusivamente via trator, pivô central ou aérea”.

Fonte: Site Agência Brasil
Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil
Edição: João Carlos Rodrigues

2 comentários:

  1. Ora viva, Este é super especial eu sou Dionísio Conjo natural de Moçambique e estou cursando Comunicação Rural ultimo ano, na verdade estou aprendendo muito neste maravilhoso blog muita força. Me está a ser difícil escolher um tema para trabalho final do meu curso, fico sem saber se faço estagio, projecto de pesquisa ou monografia, peco ajuda!

    ResponderExcluir
  2. Caro, Dionisio fico muito feliz em poder contribuir com tua formação, entendo que aqui no Brasil a realidade da Comunicação rural ainda é muito deficiente, por exemplo, desconheço a existência de um curso de graduação para comunicação rural, não sei como uma é a realidade do teu país, porém é super oportuno o registro, nesse momento a combinação de um estagio "em campo" com a construção de uma monografia é uma ação que você poderia considerar.
    espero ter contribuido, coloco-me desde já a disposição.
    att,
    Alcir Borges

    ResponderExcluir