![]() |
ComunidadeMurutinga |
No dia 10 de agosto de 2011, haverá um curso de fabricação de ração caseira para piscicultores familiares que realizam o cultivo de peixes no sistema extensivo, visamos atender 40 famílias de produtores em subsistência alimentar.
O curso será realizado na comunidade Murutinga, as 8:00 hs e atenderá produtores do grupo de piscicultura da comunidade Murutinga que foi criado pelo Extensionista Rural I - Flávio Ikeda - Engº Agrônomo a pedido da própria comunidade rural , possuia uma demanda agora atendida pelo Esloc Abaetetuba, onde iniciou-se acompanhamento técnico pelo Extensionista Rural II - Técnico em Aquicultura na atividade de piscicultura. Além de produtores das comunidades vizinhas como curuperê-Miri, Comunidade Vasco e Colônia velha.
Grupo Murutinga:
Pedro da Costa Albuquerque (4 membros da família),
Sebastião Alves Gomes(5 membros da família),
Francisco Evaldo C. Magalhães( 5 membros da família),
Elias das Passos (4 membros da família)
Raimundo Nonato (5 membros da família) e
Leonel dos Santos (5 membros da família):
totalizando 6 produtores diretos e 25 indiretos.
Extensionistas Presentes na atividade:
Flávio Ikeda - Emater-Pará - Instrutor
Geovanny Farache - Emater-Pará - Instrutor
Leonardo Rodrigues- Técnico em Pesca - Emater-Pará - Instrutor
A confecção da ração alternativa e realizada com os recursos oriundos da própria comunidade e balanceadas aproximadamente pelo Extensionista Rural Geovanny Farache, onde obteve o repasse desta metodologia pela Técnica em Aquicultura - Simone Silva - Esloc .
Espera-se realizar a utilização da ração alternativa apartir do terceiro mês de cultivo onde utiliza-se somente ração em pó. E em sistemas extensivos de cultivo até o 8 mês espera-se utilizar a ração alternativa. Os ingredientes constituem em raspas de mandioca e macaxeira, folhas de mandioca(secas na sombra), milho, frutas de epoca (jambo, caju,ameixa, castanha do pará, muruci, buruti e açai),farelos de trigo, coco verde, farelos de arroz e outros.... Sendo fundamental os cuidados especiais com certos produtos que rancificam a ração como Coco e tortas de dendê. A aplicação de premix mineral e vitamico fazem parte da formulação da ração.
E necessário ressaltar que os valores nutricionais da ração caseira é bastantes diferenciados da ração comercial, porém ambas possue como característica a flutuação dos peletes.
As inscrições deveram ser realizadas no escritorio local da Emater-Pará -Abaetetuba -
Tel.Cel.: 3751-2338/8010-0909
Obs.: No mesmo dia será realizado uma Demonstração técnica sobre a biometria- técnica de medição e pesagem dos peixes como metodologia de acompanhamento do crescimento zootecnico dos animais.
FONTE: recebido por e-mail do Extensionista Rural GEOVANNY FARACHE MAIA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário