terça-feira, 5 de julho de 2011

Cooperação técnica garante fomento à produção rural no Pará




Belém - A produção de açaí, para a safra 2011/2012, provenientes das ilhas ao sul de Belém, está garantida. Através da assinatura de um convênio entre a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará) e o agente financeiro Banco do Brasil (BB) os produtores de açaí terão crédito acessível e assistência técnica à disposição. A estimativa é que a produção vá de 3.600 toneladas para 5.600 toneladas. Durante a solenidade realizada na ilha do Cumbú, nesta segunda-feira, foi assinado um termo de cooperação mútua entre as entidades que vai garantir a mesma parceria para os quatro cantos do Estado.
As famílias de agricultores produtores de açaí das ilhas de Belém já recebem atendimento da Emater - através do escritório local de Ananindeua - há dois anos. Esta é a primeira vez em que um agente financeiro aceita realizar atividade em conjunta. Segundo Lucival Chaves, técnico da Emater-Pará, a parceria representa uma vitória para a comunidade ribeirinha. “Para este trabalho fizemos um levantamento da área, redigimos projetos de manejo sustentável para os açaizais, emitimos da DAPs (Declaração de Aptidão ao Pronaf) e hoje os produtores já tem o crédito disponível, contado com a segurança de ter da produção verba para pagar o financiamento no tempo certo”, explicou Lucival.
Atualmente são atendidos pela Emater-Pará cerca de 300 agricultores familiares na região, mas há a perspectiva que até dezembro deste ano esse número chegue a 900, já que serão atendidas todas as ilhas de Belém. No convenio que foi assinado hoje cerca de 40 famílias serão beneficiadas com o Pronaf B, receberão o valor de R$ 1.358,00 – com liberação imediata.
Segundo José Rodrigues Neto, gerente do agente financeiro da agencia “Ver-o-peso”, o convênio foi assinado no mês de julho e os produtores terão até dezembro para efetuar o ressarcimento do crédito bancário. “Decidimos por esta data por coincidir com o período da safra do açaí. No final do ano a produção está a todo vapor e os produtores conseguiram assim cumprir com o compromisso evitando a inadimplência”, informou.

Pará todo
O termo de cooperação mutua entre a Emater-Pará e o Banco do Brasil tem por objetivo nivelar e uniformizar procedimentos e ações compartilhadas com o intuito de fortalecer as parcerias para promover o desenvolvimento sustentável das comunidades assistidas, com respaldo de uma assistência técnica e garantias equilibradas e qualificadas.
Segundo o superintendente do BB no Pará além desse acordo beneficiar a comunidade das ilhas de Belém, o termo se faz extensivo a todo estado do Pará. Para ele não é possível realizar um desenvolvimento regional sustentável sem aliar o crédito à assistência técnica. “Por isso que a Emater-Pará se faz tão importante”, revelou.
Fonte: Kenny Teixeira, assessoria da Emater do Pará - extraido do site da ASBRAER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário