segunda-feira, 25 de julho de 2011

25 de Julho Dia internacional da Mulher Afro-Latina-Americana e Caribenha


“Meu cabelo é bom! Ruim é o racismo!”
O dia será marcado em Belém com várias atividades com direito à manifestação em via pública, cineclube e roda de conversa, com foco na violência doméstica e com o racismo no cotidiano da mulher negra.

Programação
10:30h - Cabelaço Feminista (ação de rua/Performance no Pátio Belém, concentração em frente ao Shopping).
15:00h às 18:00h - Instituto de Arte do Pará - IAP, Praça Justo Chermont, nº 236 (antigo largo de Nazaré)
·         Projeção de Filme: “CAROLINA”, de Jeferson Brasil, 2003. 15 min. Brasil. Final dos anos 50. Carolina de Jesus escreve seu diário. Dentro de seu barraco ela denuncia a fome, o preconceito e a miséria. Publicada, torna-se um sucesso editorial, sendo editada em 13 línguas. Apesar do reconhecimento imediato e explosivo, ex-favelada falece pobre. Passadas algumas décadas, as palavras de Carolina continuam a ser uma denúncia contra a miséria em que se encontram milhões de mulheres negras. Com Zezé Motta e Gabrielly de Abreu.
·         Lançamento da Carta de Incidência Política construída de forma coletiva, pelo CEDENPA.
·         Lançamento da Campanha da Articulação de Mulheres Brasileiras – AMB, “Pelo fim da violência contra a Mulher Negra”, a qual nos leva a refletir o modo como se articulam a violência doméstica com o racismo no cotidiano da vida da mulher negra, expressa nos aspectos simbólicos e psicológicos da rejeição e controle de nossos cabelos.
·         Roda de Conversa - Provocadoras: Grupo de Mulheres Felipa Aranha.

Realização: ACIYOMI, GRENI, Instituto Nangetu, Felipa Aranha, CEDENPA, MUNE, Rede Fulanas, AMNB e quem mais chegar.

Apoio: Rede de Cineclubes em Terreiros da Zona Metropolitana de Belém. A Rede de Cineclubes em Terreiros da Zona Metropolitana de Belém é uma articulação criada por poroposição do GT de Comunidades Tradicionais de Terreiros da Federação Paraense de Cineclubes - PARACINE, em parceria com a Diretoria Regional Norte do Conselho Nancional de Cineclubes - CNC. Fazem parte da Rede: Cineclube Nangetu, Cineclube ti Bamburucema, Cineclube ACIYOMI, Cineclube ACAOÃ, Cineclube Maristrela (AFAIA), Cineclube Estrela Guia Aldeia de Tupynambá, Cineclube do Turco Jaguarema.
Recebido por e-mail do Movimento Negros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário