quarta-feira, 13 de outubro de 2010

PRODUTORES RURAIS FORNECEM ALIMENTOS PARA A ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Pela segunda semana consecutiva, a Secretaria Municipal de Produção Familiar de Santarém (SEMPAF) repassou à Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED), mais de 12 mil quilos de alimentos adquiridos de produtores da região, como incentivo à agricultura familiar.
Os produtos, como frutas e hortaliças, serão usados no preparo da alimentação escolar distribuída aos alunos e alunas atendidas pela Secretaria Municipal de Educação.
Os produtos foram adquiridos por meio de duas cooperativas: COOPRUSAN (Cooperativa dos Produtores Rurais de Santarém) e COMAPLAS (Cooperativa Mista de Agricultores do Planalto Santareno), beneficiando cerca de 50 produtores da região.

A aquisição de produtos da agricultura familiar obedece à Lei 11.947 sancionada pelo Governo Federal em 16 de junho de 2009, que trata do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que define a alimentação escolar como um direito humano e incorpora dimensões estratégicas para a promoção da soberania e da segurança alimentar e nutricional dos escolares: valorização da cultura alimentar e da produção local, inclusão da educação alimentar e nutricional no projeto pedagógico da escola, promoção da saúde do escolar e fortalecimento da agricultura familiar.
Nesta primeira chamada pública pela Prefeitura de Santarém, foram contratadas essas duas cooperativas (COOPRUSAN e COMAPLAS), que fornecerão produtos da agricultura familiar para a merenda escolar nos próximos dois meses. Terminado esse período, a SEMED fará nova chamada pública e as cooperativas fornecerão produtos por seis meses.


Na semana passada, quando a SEMPAF iniciou a entrega desses produtos, foram repassados à Secretaria Municipal de Educação 11.325 quilos de alimentos. A secretária municipal de Produção Familiar, Ivete Bastos, destacou a importância dessa iniciativa para o desenvolvimento da agricultura familiar. De acordo com ela, Santarém é o segundo município brasileiro a aderir à Lei 11.947. O primeiro que aderiu é do estado do Maranhão. “Através desse programa, os produtores rurais se sentem mais valorizados e incentivados a melhorar a produção. Além disso, o programa contribuiu para que a merenda escolar melhore cada vez mais em questão de qualidade, como vem acontecendo nos últimos cinco anos. Também buscamos parceria com órgãos responsáveis pela assistência técnica ao homem do campo para que haja produção de qualidade e com quantidade suficiente para atender a demanda”, finalizou Ivete Bastos.

FONTE: Recebido por e-mail de Elyne Figueira (Extensionista Rural da EMATER-PARÁ, em Santarém-PA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário