quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Edital apoia núcleos de pesquisa em agroecologia

O Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar, e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico lançaram edital para implantar e consolidar Núcleos de Pesquisa e Extensão em Agroecologia em instituições de ensino superior. O objetivo é apoiar propostas de pesquisa científica e extensão tecnológica para agricultura familiar. O investimento do Ministério do Desenvolvimento Agrário é de R$ 16,2 milhões.
O edital atende duas chamadas públicas. A primeira está focada em projetos de inovações tecnológicas para a sustentabilidade da agricultura familiar. A segunda apoia projetos destinados à implantação de 54 Núcleos de Pesquisa e Extensão em Agroecologia em instituições de ensino no Brasil. 
O coordenador geral do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural, Francisco Roberto Caporal, explica que, com o edital, o Brasil será o país com o maior número de Núcleos de Pesquisa e Extensão em Agroecologia.
  Para Francisco Roberto Caporal:
“O Brasil passaria a contar a partir desse edital com cerca de cem núcleos de pesquisa e extensão em Agroecologia, o que é inédito também no mundo. Não há nenhum país que tenha cem núcleos nas instituições de ensino superior. Essa é uma iniciativa muito importante, porque a partir dela, o MDA está consolidando um apoio para a mudança de paradigma na pesquisa e na extensão com enfoque da Agroecologia”.
A íntegra do edital encontra-se disponível no portal do MDA em www.mda.gov.br e no site do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em www.carloschagas.cnpq.br. As propostas deverão ser apresentadas exclusivamente pela internet, até as 18 horas do dia 11 de novembro. 
Fonte: Comunicação MDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário