quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Aberta seleção para capacitação de agentes de Ater da região Norte


A Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Manaus Leste realizam processo seletivo para formação de agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Os cursos são direcionados a profissionais de nível médio e/ou superior dos estados do Amazonas, Roraima, Acre e Rondônia.

Serão oferecidos quatro cursos: o que se refere a Aprendizagem e Ação Participativa começa na próxima segunda-feira, dia 18, e vai até o dia 28. Para este, as inscrições já se encerraram. O segundo curso é sobre Sistemas Agroflorestais que tem início dia 8 de novembro e encerra no dia 18. As inscrições vão até o dia 20 de outubro.

O terceiro curso destaca a Agroecologia e Produção Agrícola e Pecuária de Base Ecológica do dia 24 de novembro a 4 de dezembro. As inscrições vão até o dia 3 de novembro. E o quarto curso Análise de Cadeias Produtivas, Organização de Arranjos Produtivos Locais e Organização da Produção e Comercialização se realiza do dia 09 a 20 de dezembro. As inscrições se iniciam dia 18 de outubro e vão até o dia 18 de novembro.
 
O coordenador geral de Formação do Departamento de Assistência e Extensão Rural, Francisco Caporal, cita os requisitos exigidos para que os candidatos sejam selecionados.

Para Francisco Caporal: “O primeiro requisito é que sejam técnicos vinculados a entidades de extensão rural tanto estaduais quanto ONGs credenciadas no Departamento de Assistência e Extensão Rural. Segundo requisito é que eles apresentem um termo de compromisso, inclusive assinado pelo superior imediato do candidato, se for o caso, dizendo que ele está liberado para participar do curso integralmente e o candidato se comprometendo a participar do curso integralmente. E depois, será feita uma análise do currículo e da justificativa que cada candidato apresenta dizendo o por quê do interesse dele de participar do curso”.

O edital completo e o formulário para inscrição estão disponíveis no site: www.cmzl.ifam.edu.br. Segundo Francisco Caporal, a ideia é fazer os cursos em todos os estados brasileiros. Em breve, serão abertos os mesmos cursos nos outros estados da Região Norte, por meio de um convênio com a Secretaria de Planejamento de Belém. Os cursos na Região Nordeste serão realizados em parceria com a Universidade Federal da Paraíba. No Sudeste com a Universidade Estadual de Campinas e no Sul com a Universidade Federal de Santa Catarina. Em todos os cursos há uma reserva de 30% das vagas para mulheres.
Fonte: Comunicação MDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário