quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Experiências de seguro a agricultores familiares são apresentadas nos Estados Unidos

O secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Adoniran Peraci, integra delegação brasileira que participa da 9º reunião do grupo consultivo do Fundo Global para Redução de Desastres e Recuperação. O evento começa hoje, dia 4  e vai até o dia 7 de outubro em Washington, Estados Unidos. O objetivo, desta reunião, é trocar experiências e expôr as ações dos países participantes para minimizar o impacto das perdas ocasionadas no setor agrícola por fatores climáticos como excesso de chuvas ou longos períodos de seca.

Adoniran Peraci apresentará, na Sede do Banco Mundial, a experiência brasileira de seguros para agricultores familiares.
Para Adoniran Peraci:
“O que o Brasil vai apresentar, via MDA, é sobre o sistema de seguros. Seguro de preço como é o caso do PGPAF, o seguro de clima como é o caso do SEAF para custeio e investimento e o Garantia-Safra que enfrenta os desafios da seca no Nordeste brasileiro. O Brasil conseguiu desenvolver uma política de amplo alcance, são mais de 2 milhões e 500 mil agricultores que se beneficiam quando tem um problema de preço ou clima. Então esse evento é importante no sentido de mostrar, além de trocar experiência, que é possível colocar os pequenos também no sistema de seguro”.

A delegação brasileira é integrada também pelo representante do Ministério de Relações Exteriores, secretário Elter Nehemias Santos Barbosa, e pelo economista da Assessoria para Assuntos Internacionais do MDA, Leonardo Recupero.
 
O Fundo Global para Redução de Desastres e Recuperação, fundado em 2006, envolve 32 países e seis organizações internacionais empenhadas em ajudar famílias de baixa e média renda que vivem em países em desenvolvimento. Por meio do Banco Mundial, os parceiros apoiam projetos criados para reduzir os riscos de desastres e recuperação pós-desastre e de adaptação às alterações climáticas ocasionadas por fenômenos naturais.
Fonte: Comunicação MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário