terça-feira, 1 de março de 2011

Pesquisas ajudam a aumentar produção de leite orgânico
O mercado de alimentos orgânicos cresce de 20% a 30% ao ano. Com o leite não poderia ser diferente. Apesar da escala ainda pequena, o aumento da demanda tem sido responsável pelo desenvolvimento de pesquisas que auxiliam os produtores a aumentar a produção.
Rico em cálcio e proteínas, o leite faz parte da alimentação dos brasileiros, que consomem 28 bilhões de litros por ano. Agora as atenções se voltam para o produto orgânico, livre de qualquer tipo de resíduo de medicamento.
– Normalmente os sistemas convencionais utilizam produtos químicos para controle de parasitas, que é o que mais acomete nos rebanhos leiteiros nessa região e em todo o Brasil e o processo de substituição desses produtos químicos por produtos homeopáticos e fitoterápicos, que não deixam nenhum tipo de resíduo nem no leite nem na carne, são utilizados em sistemas orgânicos de produção – explica o pesquisador da Embrapa Cerrados, João Paulo Guimarães.
Uma rede de pesquisa foi implantada para aprimorar esse segmento; cabe à Embrapa Cerrados desenvolver uma pastagem livre de insumos químicos.
– Nenhum desses produtos usados convencionalmente pela lei e a Instrução Normativa podem ser usados para sistema orgânico. Então, nós vamos avaliar produtos alternativos para fixação de nitrogênio no solo a saída são as leguminosas, fósforo pode ser substituído pelo fosfato de rocha natural e o potássio pelo pó de rocha – declara o pesquisador.
O objetivo é estimular a cadeia de leite orgânico no país. Hoje são produzidos cinco milhões de litros por ano. O que representa apenas 0,01%. O cultivo diferenciado rende aos produtores um valor 50% maior do que o leite comum. Além disso, é garantia de uma bebida mais saudável.
– A ideia do orgânico é muito interessante porque hoje cada vez mais tem se utilizado substâncias para aumentar essa produtividade, mas,  por outro lado, a partir do momento em que a gente consome muitos alimentos com esses resíduos químicos, a gente acaba também ingerindo e tendo a necessidade de usar muito do nosso fígado para biotransformar e eliminar esses resíduos químicos do nosso organismo – informa a nutricionista Luciane Félix.
Fonte: Canal Rural

Encaminhado por EMANOEL MANAIA - EMATER-PARÁ Regional São Miguel do Guamá

Nenhum comentário:

Postar um comentário