quinta-feira, 31 de março de 2011

Agricultores deixam a Transamazônica

O protesto na rodovia Transamazônica, iniciado às 4h da manhã da última terça-feira, encerrou cerca de dez horas depois quando a superintendência do Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária (Incra), sediada em Santarém, informou que a superintendente Cleide Antônia de Souza irá discutir com os agricultores assuntos relacionados aos projetos de assentamento e à legalização de áreas localizadas na área de influência ou dentro dos limites do Parque Nacional da Amazônia, assunto já discutido com a gerente do parque, Maria Lúcia, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, em função do Projeto de Lei que propõe a demarcação da unidade de conservação, agora com novos limites.
Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jacareacanga, Elias Lucas dos Santos, os resultados da manifestação foram otimistas e eles aguardam a solução de parte das questões que motivaram a pauta de reivindicações no espaço de dois meses. Depois que a superintendente do Incra apresentou documentos que comprovaram a insistência pela reativação do escritório do Incra em Itaituba, eles concordaram em suspender a manifestação.
Os agricultores consideram que conseguiram alcançar, pelo menos, 80% das metas estabelecidas. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater- PA) esclareceu ontem que o Escritório Regional do Tapajós já está sendo estruturado. A presidente da empresa, Cleide Amorim, assegura que em um prazo máximo de 30 dias o regional, localizado em Itaituba, já estará em funcionamento. O protesto foi organizado pelos sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Itaituba, Jacareacanga e Trairão. Os agricultores usaram pedaços de madeira, pneus e alguns carros para interditar a rodovia, no distrito de Miritituba, em Itaituba. (Diário do Pará).
FONTE: Site do Jornal Diário do Pará.
IMAGEM Extraída da Internet site Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário