sexta-feira, 25 de março de 2011

III Seminário Agropecuário de Irituia


A Secretaria Municipal de Agricultura de Irituia, município do NE Paraense, realizou no ultimo dia 23 de março, o III Seminário Agropecuário de Irituia, sob o tema “Agregar valor aos produtos é melhor para comercializar!”,  o evento reuniu agricultores familiares, técnicos, órgãos governamentais, entidades ligadas ao setor agropecuário, sistemas de cooperativas, estudantes, entre outros, onde foram socializados temas sobre educação e agricultura, Manipulação de polpas, Cadeia produtiva da mandioca e Produção de leite e derivados. 
Paulo Bentes Coordenador Local da EMATER-PARÁ em Irituia
Para o Secretário Municipal de Agricultura, Sr. Zezinho “... para viabilizarmos o fechamento das cadeias produtivas em nosso município parceria é a palavra de ordem, não adianta produzirmos, se não temos mercado, por isso ações de comercialização já estão sendo implementadas e estamos pensando em outras... com este seminário tenho certeza que iremos avançar ainda mais!”.
O Técnico da EMATER-PARÁ, Paulo Bentes afirma enfaticamente que “... o seminário oportuniza se pensar a geração de renda para os agricultores familiares, sobretudo com relação a agregação de valor com o beneficamento da produção e a busca por novos mercados para os produtos do município de Irituia”.
Alguns dados foram consolidados como fruto do II Seminário que foi realizado em 2010, exemplo desses dados dão conta que a produção de Irituia está muito além do que foi constatado no ultimo senso agropecuário, nessa direção o Sec.  Zezinho diz: “... a produção de Irituia segundo o levantamento realizado no ultimo seminário entre 200 agricultores do nosso município revelam que foram produzidos 71.965 latas de açaí; 13.600 kg polpa de cupuaçu; 32.500 kg de castanha de caju; entre outros dados levantados”.
O Seminário representa um marco para a região, as informações disponibilizadas durante o evento representam acúmulo para todos os envolvidos no setor, a comercialização que foi tema foco deste evento, foi debatida e apontada como ainda, um grande entrave que necessita se rompido.
TEXTO: Alcir Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário