sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Artesanato promove inclusão social de agricultoras familiares na região agreste

Agriculturas familiares de várias comunidades rurais do município de Serrinha, região agreste, estão produzindo artesanato do tipo bordado à mão em tecidos rústicos. As 22 mulheres participam de um projeto realizado em pareceria da prefeitura municipal e Governo do Estado, através da Emater-RN, garantindo ocupação e renda, e promovendo a inclusão social de famílias carentes. Com vistas ao incremento da produção para atender aos pedidos as artesãs estão se organizando. Uma das iniciativas é a criação da Associação de Arte da Terra.
Diante da procura pela variedade de produtos artesanais, até mesmo por estabelecimentos comerciais de Natal, as artesãs vão realizar a 2ª Amostra de Artesanato de Serrinha no dia 10 de dezembro. O evento tem como finalidade a oferta dos produtos aos habitantes do município e localidades vizinhas, bem como instituir uma reserva financeira para o capital de giro.
Capacitação - O projeto teve início com a identificação e capacitação de um grupo de mulheres carentes de diversas localidades da zona rural de Serrinha. O treinamento foi ministrado pelo consultor e coordenador do projeto, artista plástico natalense Gilson Firmino Miguel, que acompanha o trabalho das artesãs. 
Gilson Firmino garante que a variedade das peças bordadas em algodãozinho, além de bonitas e úteis, são confeccionadas com  a preocupação de oferecer um produto com qualidade. Entre outras, o instrutor destaca: estolas em três tamanhos, jogo americano, pano de bandeja e toalha redonda. A próxima etapa é a produção de peças utilizando sisal e palha.     
Segundo a secretária municipal de gestão social de Serrinha, Joanete dos Santos, a prefeitura está incentivando e investindo nessa ação para que, depois, elas tenham condições de desenvolver seu trabalho, através da instituição de classe. O projeto prevê a inclusão de outras mulheres carentes e, para isso, os técnicos da Emater-RN, na localidade, são responsáveis pela mobilização.          


FONTE: Assessoria de Comunicação Social da Emater-RN – (84) 3232-2235 – assecomemater@rn.gov.br
Visite http://www.emater.rn.gov.br/ e conheça nossas publicações, matérias e vídeos do TV Rural sobre a agricultura familiar do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário