quinta-feira, 17 de maio de 2012

Açaí não é classificado como fruta vermelha

Açaí não é classificado como fruta vermelha

Lucivaldo Sena/ Arquivo Ag. Pará
Representantes de vários órgãos federais e estaduais aceitaram os argumentos de que o açaí não é fruta vermelha

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 17/05/2012 às 17:54

Em reunião realizada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em Brasília (DF), com representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) e Superintendência da Agricultura do Pará (SFA/PA), foi definido o documento que será encaminhado ao Codex Alimentarius (código alimentar) sobre frutas vermelhas (berries). Na reunião foi questionada a classificação do açaí como integrante dessa categoria.
Segundo os fiscais agropecuários, o açaí não pode ser incluído entre as frutas vermelhas por vários fatores, entre os quais a produção no campo, diferente do morango, da framboesa negra, do mirtilo e outras espécies. Por isso, não se adapta às exigências definidas pelo Codex para frutas vermelhas, já que o açaí está incluso nas normas para frutas de forma geral. Os argumentos foram aceitos por todos os presentes.
Participaram da reunião os fiscais estaduais agropecuários, Ana Gabriela Polaro e José Severino dos Santos, ambos engenheiros agrônomos da Adepará, e o fiscal federal agropecuário José Carlos, da SFA/PA.
O Codex Alimentarius é uma coletânea de padrões reconhecidos internacionalmente como códigos de conduta, orientações e outras recomendações relativas aos alimentos, incluindo produção e segurança alimentar.

Texto:
Andréa Ferreira - Adepara
Fone: (91) 3210-1106 / (91) 8252-6442
Email: andrea.adepara@gmail.com

Agência de Defesa Agropecuária do Pará
Travessa Piedade, 651 Belém-PA CEP: 66053-210
Fone: (91) 3210-1104/1102
Site: http://www.adepara.pa.gov.br/ Email: gab@adepara.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário