quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Tecnologias trazem inovações para o cultivo da mandioca no Pará


Tecnologias trazem inovações para o cultivo da mandioca no Pará
O estado do Pará é o maior produtor de mandioca do país, com uma área de 300 mil hectares cultivados anualmente por 400 mil agricultores familiares caracterizados pelo baixo nível tecnológico e produtividade. Dois processos desenvolvidos pela Embrapa Amazônia Oriental, no entanto, podem contribuir para melhorar esse quadro: o Trio da Produtividade e a Roça sem Fogo.
Essas tecnologias compõem um vídeo que foi lançado na última quarta-feira (30), em Abaetetuba (PA), durante o seminário Tecnologias para a produção de Mandioca no Baixo Tocantins. O audiovisual pode ser acessado no seguinte canal do YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=U_ccIkC-4VM.
“A adoção de tais tecnologias, permitiria, em médio prazo, o aumento da produtividade da mandioca de 16 para 30 toneladas”, estima Moisés Modesto, analista da Embrapa e coordenador do seminário. Ao adotar os processos, segundo Modesto, o produtor pode garantir, além do aumento da produtividade da mandioca, a sustentabilidade ambiental e melhoria da qualidade dos produtos.
Evento - O seminário teve a participação de mais de 60 pessoas, entre técnicos, representantes e lideranças rurais, dois secretários municipais de agricultura (Moju e Abaetetuba) e técnicos da Emater de diversos municípios, como Moju, Acará, Abaetetuba.
A abertura do evento foi feita por Francineti Carvalho, da Prefeitura Municipal de Abaetetuba. Posteriormente pesquisadores e analistas da Embrapa Amazônia Oriental ministraram palestras a respeito de tecnologias para a produção agroecológica da mandioca na Região do Baixo Tocantins e apresentaram resultados de pesquisas relacionados à cultura do tubérculo.
Foto: Ronaldo Rosa
FONTE: Recebido por e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário