quarta-feira, 20 de abril de 2011

Zootecnia & Vegetarianismo

Vegetarianismo ~> É um regime alimentar que exclui da dieta todos os tipos de carne (boi, peixe, frutos do mar, porco, carneiro, frango e outras aves, etc), bem como alimentos derivados. É baseado fundamentalmente no consumo de alimentos de origem vegetal, com ou sem o consumo de laticínios e/ou ovos. (Fonte: Wikipedia)

Zootecnia ~> É a ciência que visa aproveitar as potencialidades dos animais domésticos e domesticáveis, com a finalidade de explorá-los racionalmente como fonte alimentar e outras finalidades junto aos seres humanos. (Fonte: Wikipedia)

Zootecnia é muita coisa, é além de uma definição e quando se envolve passa a ser mais ainda. Pelo menos para mim é assim. Mas, é fato que aquela definição que diz "produzir mais em menos tempo" me incomoda bastante. Soa tão capitalista, fica pareçendo que é produzir por porduzir, sem contar como, sem contar a forma como será feito, os estragos que vai causar, etc. Pode ser exagero de minha parte, já que hoje palavras como sustentabilidade e uso racional são usadas frequentemente. E devemos primar por isso sempre. Afinal, nossos filhos ficarão por aqui, nossos netos também.
 
Já de vegetarianismo eu sei pouco, ou quase nada, sou carnívora assumida, sei que existem diferentes tipos, diferindo no consumo de leite e derivados.
E estes dias, assistindo um programa na tv onde tratavam sobre a crueldade de comer pobres animais indefesos, de abater, de alimentá-los apenas para servirem de alimentos para nós humanos.
 
Foi que pensei: Onde fica a minha profissão nisso?
 
Passei alguns anos da minha vida aprendendo a calcular ração, densidade de estocagem, analisando alimentos, calculando pasto, planejando instalações, pré e pró bióticos... Tudo para os animais crescerem (mais rápido) para que possam ser abatidos e venham parar nas nossas mesas e prateleiras.
 
É isso que faço.
 
Então, discutir Zootecnia e Vegetarianismo é quase como discutir Vasco e Flamento, Catolicismo e Protestantismo, Armar ou Desarmar, Legalizar ou Proibir... São muitos conceitos, muitas opiniões, muitos posicionamentos. E quando se tem pouco conhecimento a respeito de algo é ainda mais difícl debater.
 
Existe abate humanitário, motivos para adotarmos uma dieta vegetariana, razões que apontam que devemos ser herbívoros, melhoramento genético, potencial brasileiro para produzir boi verde, desmatamento causado pelos pastos, saúde e alimentação saudável, crueldade em descartar animais, tanta coisa...
 
Sou Zootecnista e você?
 
Fonte: Extraido do BLOG Colorida...mente, texto da Zootecnista e Técnica em Aqüicultura Simone Silva - EMATER-PARÁ em Senador José Porfírio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário