segunda-feira, 11 de abril de 2011

MANEJO ADEQUADO DA IRRIGAÇÃO É A ALTERNATIVA PARA O AUMENTO DA PRODUÇÃO DE BANANA NOS ASSENTAMENTOS EM SÃO GERALDO DO ARAGUAIA-PA


*Marcus Damião de Lacerda (Extensionista Rural I da EMATER-PARÁ, São Geraldo do Araguaia-PA), Engº Agrônomo (UFPB, Areia-PB), M.Sc. em Engª Agrícola (Irrigação e Drenagem) (UFCG, Campina Grande-PB), Doutorando em Agronomia (Sistema de Produção) UNESP, Ilha Solteira-SP

Um dos fatores indispensáveis na otimização do uso da água é o manejo ou controle da irrigação. Contudo, para que se possa proceder dentro de um critério racional, é necessário o controle sobre a umidade do solo para se determinar, adequadamente, o momento da irrigação e a quantidade de água a ser aplicada. Precisamos ter conhecimento inicial de uma série de informações relacionadas não só à planta, como o solo, à água e o clima.

O manejo adequado da irrigação poderá ter um papel importante na produção de frutos de banana nos vinte e três (23) Projetos e/ou Planos de Assentamentos da Reforma Agrária (INCRA-PA) no município de São Geraldo do Araguaia-PA (cerca de 160 km de Marabá-PA), garantindo sustentabilidade econômica, minimizando, sobretudo o risco tecnológico, representado pela escassez de água durante o momento de estiagem existente na região correspondente a seis (6) meses.

A bananicultura é uma atividade viável, que gera emprego e renda no meio rural, em especial nos Assentamentos de São Geraldo do Araguaia-PA, e que poderá ser consolidada neste município paraense e expandir a área plantada em até 2.000 hectares até 2014, desde que seja utilizado o controle adequado da irrigação, tendo outros fatores, como condições edafoclimáticas favoráveis para o cultivo desta frutífera na região.

Algumas informações agrometeorológicas são importantes do ponto de vista agronômico no sistema de produção para o cultivo dos bananais e outras espécies em São Geraldo do Araguaia-PA, são variáveis como: precipitação, umidade relativa do ar, temperaturas, insolação, velocidade do vento e evapotranspiração de referência. É o alicerce da implantação de um projeto agropecuário.

As necessidades hídricas, especialmente da bananeira, que necessita de, pelo menos, 1.200 mm anuais ou, em média, 100 mm por mês, bem distribuídos ao longo do ano, pode ser alcançada nas áreas cultiváveis em São Geraldo do Araguaia-PA, com a irrigação, apesar de termos uma deficiência hídrica entre os meses de abril à setembro, é momento de entrar com o planejamento de empreendimentos hidroagrícolas, e nisto consideramos o uso de sistemas de irrigação a fim de assegurar a produtividade agrícola na região. Ou seja, contabilizar o balanço hídrico da água no solo, através do que entra pela chuva e/ou irrigação e o que sai pela evapotranspiração é fundamental na nossa agricultura irrigada.

Informações são compativéis com o Estudo de Risco Climático para a Cultura da Bananeira, feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e publicado na sexta-feira  (8 de abril de 2011), que mostra os estados aptos e inaptos ao plantio de banana. Então, agora sim, é o momento dos agricultores planejarem e executarem a Agricultura Irrigada, onde a EVAPOTRANSPIRAÇÃO é nada mais nada menos do quer pagar a conta de água de irrigação. Devemos ter a gestão dos recursos hídricos, realizar a irrigação monitorada, para que estes agricultores/produtores de banana ou outras culturas, possam produzir o ano inteiro, onde as áreas não fiquem ociosas, degradadas com a pastagem (pecuária).

Devemos contextualizar o efeito multiplicador e a importância que é o desenvolvimento sócio-econômico da agricultura irrigada para os Assentamentos, em especial os agricultores familiares de banana em São Geraldo do Araguaia (como indutora de modernização agrícola e agroindustrialização), onde permitirá que seja desencadeada uma série de benefícios para o município, tais como: geração de divisas, abastecimento interno de frutíferas, hortícolas, geração de emprego, renda e melhoria na qualidade de vida, principalmente para os assentados atrelados a Agricultura Familiar.

Precisamos de projetos ousados e concretos com banana, através da iniciativa público-privada, para que o município de São Geraldo do Araguaia-PA saia dos seus atuais 1.300 hectares plantados e de um rendimento médio inferior a 12 t/ha, e que possa atingir uma média de 20 t/ha, buscar bons exemplos, como o Projeto Pólo de Bananicultura do Nordeste Paraense, integrado pelos municípios de Santa Izabel do Pará, São Caetano de Odivelas e Santo Antônio do Tauá, considerado o grau de associativismo dos produtores selecionados e o fácil acesso à capital Belém-PA, e devido ao planejamento adequado dos seus projetos de irrigação.

O município de São Geraldo do Araguaia-PA tem condições de expandir e apoiar o plantio de bananas das variedades maçã e prata, principalmente em algumas áreas ociosas dos Assentamentos, tais como: Vale do Mucura I, Vale do Mucura II, Petronílio Alves Batista e Água Boa, devido a existência do convênio de ATES e ATER, além de produtores tradicionais em alguns assentamentos locais.

Precisamos de alternativas viáveis e concretas, pois já temos assistência técnica da EMATER-PARÁ de qualidade e compromissada com pequeno e médio agricultor familiar, onde sempre incentivamos a produção de mudas pelo processo de biotecnologia (clonagem de mudas in vitro em laboratório, isentas, resistentes e/ou tolerantes às principais pragas/doenças: Sigatoka Negra, Sigatoka Amarela, Mal-do-Panamá, moko, moleque-da-bananeira e nematóides), investimentos em pós-colheita (câmaras frias), além do uso dos métodos adequados de irrigação pressurizados (por microaspersão e gotejamento), fazendo um monitoramento e mapeamento das áreas à serem irrigadas para o sistema produtivo da banana em São Geraldo do Araguaia-PA.

A EMATER-PARÁ tem um compromisso nestes Assentamentos em São Geraldo do Araguaia-PA, onde serão atendidos 50 produtores e/ou propriedades pré-selecionadas, onde será feito um diagnóstico do atual sistema de produção de banana nessas propriedades e ministrar um curso sobre Produção Integrada aos produtores e técnicos participantes. A produção integrada consiste na implantação de práticas agrícolas que viabilizam economicamente a propriedade, maximizam o uso dos recursos naturais e diminuem os riscos ao homem, preservando o meio ambiente graças à redução de agrotóxicos na plantação.

São fundamentais as orientações aos agricultores familiares destes Assentamentos e produtores de banana por parte da EMATER-PARÁ, capacitá-los no manejo cultural mínimo possível, como: arranjo para alta eficiência fisiológica (desbaste), deixando-se a arquitetura (mãe-filha-neta) por cova, adubações de fundação e cobertura monitoradas, desfolha, eliminação do mangará, despistilagem e irrigação no momento e quantidade certa.

Concluo que as demandas de produção de alimentos em São Geraldo do Araguaia-PA ou em outro município do estado do Pará, só podem ser atingidas com o uso crescente da irrigação. O Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Agricultura  (SAGRI) e a da EMATER-PARÁ, devem e estão priorizando o planejamento e a execução de uma Agricultura Irrigada. Não se pode permitir o uso indiscriminado de um bem tão maravilhoso (água), mas também não se deve inviabilizar o aumento da produção de alimentos. Pois o equilíbrio não é tão difícil. Onde a adequada rentabilidade da bananicultura irrigada no Pará depende da otimização da produtividade e dos custos envolvidos na irrigação e gerenciamento. Assim teremos sustentabilidade, lucratividade e desenvolvimento na Agricultura Familiar, com uso de tecnologia adaptadas ao pequeno e médio lavrador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário