quarta-feira, 13 de abril de 2011

TECNOLOGIA ADAPTADA - Bomba Salvador

Bomba Salvador
Tecnologia Adaptada

Bomba Salvador
               A tecnologia adaptada denominada "Bomba Salvador" é uma engenhoca construida pelo Produtor rural Sr. Salvador do município de São Domingos do Capim - PA.
               
Como tudo começou...
Essa experiência começa com Sr. Salvador, produtor  assistido pela EMATER-PARÁ no município de São Domingos do Capim, financiado através do PRONAF AF para olericultura e que se viu diante de uma "situação problema", o produtor tinha difuldades para irrigar sua produção de hortaliças que era de duas tarefas (0,6.6 ha). o produtor relata que "... para eu dá conta do trabalho, eu levava o dia todo e as vezes não conseguia aguá tudo!". 
                Em busca da solução para essa situação, Sr. Salvador começou a buscar informações, foi quando em visita ao Festival da mandioca de 2009, na exposição da EMATER-PARÁ, conheceu a bomba rosário, lá perguntou aos técnicos sobre o funcionamento da bomba, sobre a confeção e perguntou ainda sobre custos.

A inquietação do produtor era grande, os conhecimentos sobre a bomba rosário o despertaram para a possibilidade dele construir algo parecido em sua propriedade. Sr. Salvador pôs em pratica o primeiro experimento, construiu partindo da idéia da bomba rosário, no entanto esse experimento levava 2 horas para encher sua caixa d'água de 1.000 litros... a inquietação persistia foi quando ele adaptou os elementos da bomba rosário combinados ao igarapé que passa no fundo de sua propriedade, nesse momento ele chegou a engenhoca que foi denominado pelo próprio construtor de "Bomba Salvador". Trata-de da combinação dos elementos da Bomba Rosário com a força da correnteza do Igarapé.


                Maiores Informações sobre a Tecnologia Adaptada com a Equipe Técnica da EMATER-PARÁ em São Domingos do Capim e com o Sr. Salvador, na Comunidade KM11 da PA 127 em São Domingos do Capim-PA.

Para Saber Sobre Bomba Rosario:


 Texto Gustavo Laredo
Ilustrações Francisco da Costa
FONTE: Site da Revista Globo Rural

Esta estrutura deve ser montada sobre uma cisterna ou outro tipo de reservatório.
*Vide esquema no final da página
 PASSO A PASSO
1 - Pegue três caibros e finque-os no solo ao redor do reservatório, deixando-os inclinados para formar uma pirâmide. Fixe no meio deles, na posição vertical, o pedaço de madeira de cinco metros que servirá de base ao equipamento. Com um prego e um parafuso, coloque uma roldana na extremidade inferior desta ripa, que deverá estar sempre imersa na fonte de água para que a bomba funcione.

2 - A meio metro acima desta roldana e a dez centímetros de distância da madeira, coloque uma das rodas pequenas. Para isso, faça pedaços em forma de "L" com o caibro que restou e pregue-os, de um lado à base da madeira e de outro ao centro da roda. Para colocar a outra roda pequena repita a operação, colocando a uma distância de um metro da primeira.

3 - Retire a roda da frente da bicicleta. Com auxílio de parafusos, fixe o garfo do veículo à estaca de madeira de dois metros, que deve ser fincada ao solo para dar sustentação e estabilidade.

4 - Pregue no eixo traseiro da bicicleta um pedaço de caibro e fixe-o à madeira de cinco metros. O pneu ficará encaixado entre as rodas pequenas, a uma distância de dez centímetros de cada uma e também da base da madeira.

5 - Na extremidade superior da madeira de cinco metros, prenda verticalmente com parafusos e uma haste de metal a roda que foi retirada da bicicleta, deixando-a girar livremente. A 50 centímetros abaixo de seu eixo, fixe horizontalmente na madeira outra haste metálica com uma roldana presa em cada lado.

6 - Prenda o pedaço de cano de 40 milímetros de espessura e três metros de comprimento à madeira utilizando arame. Deixe-o sempre imerso na água. Coloque o tubo entre uma das roldanas fixadas na parte de cima e a roda pequena superior.

7 - Fixe o cano de 4,5 metros entre a outra roldana superior e a que está fixada na parte inferior da madeira de cinco metros. Deixe este tubo a uma distância máxima de 20 centímetros da base. Coloque na extremidade superior deste cano o T, encaixando na saída vertical desta peça 1/2 metro de cano de 75 milímetros. No lado horizontal do T, fixe a curva de 75 milímetros, que ficará presa ao tubo de PVC de 150 milímetros por meio da redução excêntrica. Vede o final deste cano com massa epóxi para evitar que a água vaze. Faça um orifício de 1/2 polegada a dez centímetros da base deste cano vedado. Fixe uma torneira neste buraco com a ajuda de uma chula de 1/2 polegada. Prenda à torneira uma mangueira de 1/2 polegada para transportar a água até o local desejado.

Como fazer o rosário
Faça 60 círculos de 2,5 centímetros de diâmetro cada utilizando as chinelas velhas ou outro material de borracha. Fure o centro de todas elas e passe a corda de seda, dando um nó entre cada rodinha e deixando um espaço de 30 centímetros entre elas.

Para encaixar o rosário à bomba, passe uma ponta da corda de seda por baixo da roldana inferior e pela parte de dentro da roda pequena inferior. Em seguida, passe-a pelo lado de fora da roda grande e depois por dentro da roda pequena superior, como se fosse um ziguezague. Feito isso, o rosário passa por dentro do cano de 40 milímetros de três metros e também no interior da roldana que está na ponta do tubo até percorrer o exterior do pneu superior. A corda segue o caminho, passando por dentro da segunda roldana horizontal e do cano de 75 milímetros até descer pelo tubo de 40 milímetros de 4,5 metros e encontrar sua outra ponta. Amarre bem para deixar o rosário esticado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário