terça-feira, 22 de junho de 2010

Produtores de banana no Pará testam variedade de banana resistente à sigatoka negra

EMATER LOCAL DE SÃO GERALDO DO ARAGUAIA-PARÁ SAI NA TV GLOBO
 (GLOBO RURAL)

Produtores de banana de São Geraldo do Araguaia, no Pará, estão testando o desempenho de uma variedade de banana resistente à sigatoka negra, uma das piores doenças da cultura.

O seu José Rodrigues, agricultor há 40 anos, já sofreu bastante com a doença na lavoura. Há cerca de um ano, resolveu plantar um novo tipo de banana e está satisfeito com o resultado. “Estou feliz porque a gente está vendo a produção que vai lucro”, falou.

O novo fruto, chamado BRS – Conquista, foi desenvolvido pela Embrapa e disseminado no Pará pelo engenheiro agrônomo da Emater Marcus Damião. Ele estava preocupado com o avanço da sigatoka negra, doença provocada pelo fungo que ataca as bananeiras de São Geraldo do Araguaia, no sudeste do Pará.

“A Emater viabilizou os materiais da BRS – Conquista para fazer a avaliação agronômica da resistência bem como a questão da produtividade e palatabilidade para os produtores inserirem na região”, explicou Damião.

Esta é a primeira unidade de observação da cultivar de bananeira BRS – Conquista do Pará. Ela foi instalada no município de São Geraldo do Araguaia através da Emater e já está em início de produção.

A semelhança da variedade desenvolvida pela Embrapa é com a banana maçã. O cacho da nova banana pode medir quase 70 centímetros e pesar até 25 quilos.

Outra vantagem para o produtor é que a banana conquista pode ser cultivada em consórcio com o cacau.

“Quando, daqui a três anos, a gente tirar a banana da área, vai ficar o cacau produzindo e dando sustentabilidade nas propriedades”, falou Edilson Pereira, técnico agrícola da Emater.

Além da sigatoka negra, a banana BRS – Conquista é resistente a outras duas doenças, a sigatoka amarela e ao mal do panamá.

Fonte: Site Globo.com

Texto: off da materia 


Nenhum comentário:

Postar um comentário