quinta-feira, 24 de junho de 2010

Amazônia desperdiça caroço de açaí e perde combustível

ABAETETUBA, PA e BRASÍLIA, DF – Caroços de açaí estão sobrando na região de Abaetetuba, quando poderiam produzir mais biomassa com baixo custo. Eles constituem o maior lixo urbano desta cidade do Baixo Tocantins. O desperdício vem sendo questionado por técnicos da Emater e pesquisadores da Embrapa. Eles consideram inaceitável a situação e cobram programas de governo nessa área.
Para tornar a produção sustentável, cerâmicas da região começam a se valer da oferta de biomassa. Sazonal, o caroço está disponível durante seis meses do ano.
– O poder calorífico do caroço de açaí é vantajoso – comenta o proprietário da Cerâmica Menegalli, de São Miguel do Guamá, Edson Menegalli. Desde julho de 2007 ele usa mil toneladas por mês na produção de aproximadamente 900 mil peças em fornos paulistas.
Segundo Menegalli, o desempenho varia conforme o tipo de forno e peça a ser produzida. O analista técnico da Carbono Social, Thales Carra, lembra que o uso do caroço de açaí como combustível exige a instalação de injetores de biomassa, bem como a construção de galpões para secar e mantê-la seca.
Flávio Ikeda, técnico da Emater em Abaetetuba, acredita que o governo e o sistema bancário possibilitariam isso. Além do mais, a logística de transporte do caroço é simples, porque implica documentação, a exemplo do que ocorre com resíduos de origem florestal (serragem e cavaco, entre outros), para os quais se requer uma guia florestal.

Um entrave: sobra cinza, que forma blocos cristalizados e exige limpeza dos fornos com mais freqüência para não entupir ou atrapalhar a entrada de oxigênio. Thales Carra lembra que existe a sazonalidade e que a biomassa não pode ficar estocada por muito tempo para não contaminar o solo e a água subterrânea, caso não haja compactação do solo no local de armazenamento.

(*) Com informações do www.carbonosocial.wordpress.com

Texto: MONTEZUMA CRUZ
Fonte: site Amazônias http://www.gentedeopiniao.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário