segunda-feira, 16 de abril de 2012

Emater orienta sobre diversificação e produção de pescado na região do Xingu*




A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) está orientando produtores rurais e pescadores de Senador José Porfírio, município da Região do Xingu, sobre diversificação e produção de pescado. A empresa oferece orientação técnica de manejo, alimentação, biometria e limpeza dos tanques, visando garantir uma nova alternativa de renda para as famílias e aproveitar os recursos naturais existentes no município.
Uma das experiências desenvolvidas em Senador José Porfírio é na comunidade Tarumã, na propriedade de Alvimar Moreira. Dentro do igarapé que corta a propriedade, o produtor construiu uma base fixa de madeira e aproveitou o corpo d’água já existente para desenvolver a piscicultura. Corpo d’água pode ser um igarapé, uma lagoa ou qualquer outro local que não sofra muita influência das marés.
No espaço de seis metros cúbicos ele colocou 1,5 mil alevinos de tambaqui. Os peixes permanecem nos tanques geralmente por um ano, até que atinjam entre 800 e 900 gramas, quando ficam prontos para comercialização. A produção estimada chega a 1,3 toneladas de pescado.
Segundo a técnica em Aquicultura da Emater, Simone Silva, a atividade em tanque-rede está crescendo em Senador José Porfírio, devido ao grande potencial pesqueiro da região.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados no último Censo, a atividade pesqueira do tipo artesanal merece destaque, visto que contribui efetivamente para a conservação ambiental da região. A pesca representa a terceira maior fonte de renda para as famílias ribeirinhas.
Entre as grandes dificuldades para a produção do pescado em tanques redes  está o acesso aos insumos (ração e alevinos), que ainda são comprados em outros municípios.

Texto:
Iolanda Lopes - Emater
Fone: null / (91) 9168-0535
Email: gabinete@ceasa.pa.gov.br

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural
Rod. BR 316, Km 13 S/N. Marituba-PA. CEP: 67105-970
Fone: (91) 3256-0150 / 0015
Site: www.emater.pa.gov.br Email: presidencia@emater.pa.gov.br

* Notícia originalmente publicada em: Agência Pará de Notícia >> CLIQUE AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário