sábado, 3 de março de 2012

AGRICULTURA IRRIGADA: INCENTIVAR PARA PRODUZIR ALIMENTOS COM SEGURANÇA

 A UNESP Ilha Solteira na campanha pela uso sustentável e manejo adequado da água.

O Brasil precisa produzir mais alimentos com segurança, em quantidade e qualidade. Devemos incentivar e apoiar o uso da Agricultura Irrigada, como sendo uma técnica sustentável e rentável. A solução é investir nos diversos tipos de Sistemas de Irrigação nas pequenas, médias e grandes propriedades agrícolas, para que haja a produção de grãos, frutas, hortaliças, olerícolas, tubérculos, etc., garantindo emprego, renda e segurança alimentar ao produtor, evitando principalmente o êxodo rural. 

A irrigação localizada é o sistema em que a água é aplicada diretamente na região radicular em pequenas intensidades (baixa vazão) e alta frequência (turno de rega pequeno), mantendo esse solo próximo à capacidade de campo. Os dois métodos mais importantes de irrigação localizada são o Gotejamento e a Microaspersão. Dentre as diversas vantagens temos:

  • Possibilita controle rigoroso da quantidade de água fornecida às plantas;  Economia de água e energia;
  • São usualmente semi-automatizados ou automatizados, necessitando uma menor mão-de-obra para o manejo do sistema;
  • Permitem melhor controle de pragas, doenças e ervas daninhas, resultando no menor uso de agrotóxicos e em maior qualidade nos alimentos;
  • Permite a fertirrigação (aplicação de fertilizantes essenciais às plantas via água de irrigação);
  • Otimiza o uso de fertilizante;
  • Possibilita o uso de água salina;
  • Possibilita o cultivo em áreas com afloramentos rochosos e/ou com declividades acentuadas;
  • Excelente uniformidade de aplicação de água, etc.
 A água que muitos utilizam e precisam para diversos fins.

O uso racional da água, de forma sustentável pelos agricultores, já é uma prática multiplicadora no mundo, e está aumentando cada vez mais, principalmente por quer a irrigação destina-se a ajudar na preservação do meio ambiente e não a ser uma vilã (como muitos comentam). Nossos produtores devem ter a consciência de que a sustentabilidade também vem da irrigação.

Uma das técnicas é armazenar a água na época das chuvas e ser usada para irrigação nos períodos de seca. É conscientizar os produtores brasileiros sobre o uso da água das chuvas, armazenadas em barragens, açudes e represas. Mudar o perfil do brasileiro a partir da irrigação, pois o Brasil têm bastantes terras úmidas e férteis que favorecem o cultivo de diversos produtos irrigados. Devemos incentivar e praticar o aproveitamento dos recursos hídricos para aumentar a produtividade e lucratividade, com a preservação do meio ambiente.

Com o uso da Agricultura Irrigada, o produtor pode se preparar melhor para enfrentar os fenômenos climáticos que vêm afetando o setor agropecuário, não apenas no semiárido, mas em outras regiões do país, onde a irrigação é necessária. Como complemento à prática, também deve ser incluída a drenagem agrícola nos projetos de irrigação, devido à importância no controle do excesso de água e na redução do processo de salinização das terras sob irrigação.
 
A planta agradece a água recebida gota a gota.

A Agricultura Irrigada é uma técnica importante para minimizar os riscos da agricultura, bem como os impactos ambientais. Além de ajudar a alimentar milhares de pessoas, gerar riquezas e divisas para nosso país, a irrigação colabora ainda de forma extremamente relevante para a melhoria de renda e a fixação das pessoas no campo, principalmente, em regiões de clima semiárido, como o caso da região Nordeste no Brasil.

Nossos representantes políticos devem priorizar o fomento à técnica da Agricultura Irrigada, como sendo uma solução para a produção e segurança alimentar. A sociedade agradece.
Marcus Damião de Lacerda
Engº Agrônomo – UFPB/Areia-PB
M.Sc. em Engª Agrícola (Irrigação e Drenagem) – UFCG/Campina Grande-PB
Doutorando em Agronomia (Sistemas de Produção) – UNESP/Ilha Solteira-SP
Extensionista Rural I - EMATER-PA

Um comentário: