quinta-feira, 15 de março de 2012

Estado do Pará Inicia a I Conferencia de ATER


I CEATER
Conferencia debate proposta da lei estadual de assistência técnica e extensão rural

Governos e sociedade civil organizada aprovam nesta quinta-feira (15), a minuta do projeto de criação da lei de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Ater).  A discussão acontece durante a I Conferencia Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural que teve início nessa quarta-feira, no Hotel Gold Mar, em Belém, e reúne 297 delegados, representantes  do governo e da sociedade civil de todos os municípios paraenses.
A  minuta, construída pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), com a participação da sociedade, tomou como referência as leis de Ater dos estados do Acre e da Bahia, únicos no Brasil a disponibilizarem desse recurso. Porém com a inclusão de alguns componentes como, a  Política Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Peater), o Programa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Prograter) e a criação do Fundo de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Feater), que vai receber recursos governamentais que disponibilizariam os valores necessários para custear efetivamente as ações da política de assistência técnica.  O documento ainda será encaminhado à apreciação da Assembléia Legislativa do Pará.
A conferência debate ainda os eixos temáticos: assistência técnica para a agricultura familiar e a reforma agrária e o desenvolvimento rural sustentável; o plano plurianual da política federal de Ater; e a eleição dos 27 delegados, formados pelo governo e sociedade civil organizada que vão representar o Pará na Conferencia Nacional de Ater, em Brasília, nos dias 23 a 26 de abril.
Francisco Carvalho, representante da Federação dos Trabalhadores em Agricultura Familiar do Pará (Fetraf), disse que o momento é importante e oportuno para a discussão da agricultura familiar. “Precisamos ter consciência de que só iremos acabar com a fome e com a miséria nesse país se for com a produção de alimentos”, enfatizou.
A presidente da Emater-Pará, Cleide Amorim, frisou o compromisso que a empresa tem de desenvolver um trabalho de excelência com uma política integradora para o Pará inteiro. “Nosso objetivo é promover todos os setores rurais, a fim de tornar o Pará um exemplo de desenvolvimento sustentável na Amazônia’, disse.
A conferência que acontece até esta quinta feira (15), é presidida conjuntamente pelo delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Paulo Cunha e pelo presidente do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS) e Secretário de Agricultura do Estado, Hildegardo Nunes.
 Texto e foto: Iolanda Lopes
Extraída do site da EMATER-PARÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário