domingo, 4 de março de 2012

EMATER-PARÁ em Abaetetuba Lança Projeto Pioneiro para Criação de Camarão de Água Doce

O Escritório Local de Abaetetuba no nordeste paraense, implantará, em caráter pioneiro no Brasil, quatro unidades demonstrativas (U.D.) de camarão de água doce Macrobrachium amazonicum2. A iniciativa é a primeira aplicação de uma pesquisa conduzida pelo Centro de Carcinicultura da Universidade Estadual de São Paulo (CAUNESP), que por 15 anos estudou o camarão amazônico, para desenvolver uma tecnologia viável do cultivo em cativeiro, que é vantajosa em termos ecológicos, já que a espécie nativa não altera o ecossistema, e em termos socioeconômicos, porque o consumo do crustáceo é tradicional entre os ribeirinhos.
A proposta da Emater-Pará é colocar em prática os resultados da pesquisa da CAUNESP, uma instituição consagrada internacionalmente e também apoiar a diversificação das atividades nas propriedades de famílias extrativistas de açaí, que durante a entressafra do fruto necessitam de outra fonte de renda.
A aplicação de técnicas de manejo permite a realização de três ciclos de cultivo por ano e uma produtividade de 7-8 ton./há/ano (Valenti & Moraes-Riodades 2004).
OBJETIVOS
  • Apresentar oportunidades de negócios a partir da diversificação da aqüicultura por meio da carcinicultura de água doce, implementada com base em princípio de uma produção mais limpa (P+L).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Promover a difusão de novas tecnologias de cultivo de camarão de água-doce;
  • Melhorar a qualidade de vida do homem do campo por meio da geração de renda da carcinicultura;
  • Apresentar novas oportunidades de negócios da aqüicultura;
  • Realizar a implementação da carcinicultura de água doce por meio dos princípios da produção mais limpa (P+L).
PUBLICO-ALVO
  • Agricultores familiares (piscicultores, carcinicultores, pescadores, remanescentes de quilombos, extrativistas....)
RESPONSÁVEIS TÉCNICOS
Geovanny Farache – Extens. Rural II – Téc. Aqüicultura
Leonardo Silva – Extens. Rural II- Téc. Pesca
APOIO
Francisco de Assis - Extens. Rural II – Coordenador do Esloc
Flavio Ikeda - Extens. Rural I – Engº. Agrônomo

2 comentários:

  1. Leonardo e Geonany, parabéns pelo projeto. Sucesso pra vcs. Espero que a produção seja limpa e sustentavel. Se não, ja sabe né? abraços.

    Nadson Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Olá Geovane bom dia, tomei conhecimento do projeto de criação de camarão amazônico em viveiro, que esta sendo desenvolvido em Abaetetuba, dai que na região do município de Afuá/PA, estamos iniciando um projeto desta natureza, então gostaria de ter seu contato telefônico ou e-mail, para que possamos trocar essas informações, meu contato segue abaixo.
    Mauro Henrique, Engº. Agrônomo tel. (96) 98400-4208-Macapá/AP.

    ResponderExcluir