quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Métodos naturais para a proteção das hortas


RuralNews - Da Redação
Os métodos naturais de prevenção e combate às pragas e doenças das hortaliças têm, como princípios básicos:
- tratamento do solo somente com adubo orgânico (estercos e composto);
- diversificação de culturas;
- rotação de culturas;
- associação das culturas;
- plantas repelentes;
- plantas atrativas;
- plantas que estimulam o crescimento das hortaliças.

A utilização desses métodos permitem uma grande economia, pois não há a necessidade de comprar os defensivos químicos e as hortaliças não correm o risco de serem contaminadas por esses produtos, o que faz mal à saúde das pessoas que vierem a consumir a produção colhida. Devido à essa economia proporcionada, há uma redução no custo final e consequentemente, no preço de venda. Desta forma, o produtor comercial poderá entrar no mercado com preços mais competitivos.
Atualmente, há uma grande demanda por produtos tratados somente com métodos naturais, também conhecidos, de uma forma geral, como produtos orgânicos, apesar desse conceito ser ainda mais amplo.

Repelentes naturais

Podemos usar diversas plantas como repelentes para insetos, plantando-as na horta ou em suas proximidades. Entre elas temos: alho, manjerona, gerânios, mal-me-quer, urtiga, camomil, cebola, hortelã e tomilho, perto de repolhos. Podemos usar, também, como repelentes: cebola e alho espremidos e misturados com água, nos pés de abóbora; cebola espremida na água, contra pulgões da beterraba e da batata; alho espremido com água, contra insetos do feijão; pimenta vermelha socada com bastante água, contra besourinhos; manjericão socado com água e um pouco de barro fino, para proteger os tomateiros.
Outras plantas atrativas e repelentes são o girassol, a salsa, a urtiga (para uso geral) e o gengibre, que espanta as saúvas, quando plantado no formigueiro.

Nematóides

São vermes muito pequenos que atacam as raízes da maioria das hortaliças, deformando-as e formando caroços denominados "galhas". Além disso, faz com que a produção seja reduzida. As hortaliças de raízes, como as cenouras, por exemplo, ficam inutilizadas para o consumo.

Para evitar o seu aparecimento, devemos fazer a rotação de culturas, a cobertura morta nos canteiros, cobrindo-os com uma camada de 5 a 10cm de capim picado, entre as hortaliças. Isso concorre para um melhor equilíbrio das condições do solo, diminuindo a incidência de nematóides.

Predadores

São todos os animais que entram na horta para comer as hortaliças ou que causam estragos, desmanchando canteiros, pisando nas plantas, fazendo buracos, etc. Entre eles temos os pássaros granívoros, como o vira ou pássaro preto, que chega a arrancar as sementes para comê-las. Além dessa ave, temos outras, como os pardais que comem inclusive, as folhinhas tenras de algumas plantas. Podemos citar outros predadores como os tapetis ("coelhinhos" do mato), porcos, pacas, catetes, caititus, capivaras, cabritos, galinhas, patos, etc. Para evitar a presença da maioria deles, o melhor é cercar a horta.
FONTE: recebido por e-mail do Canal Rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário