Foto internet |
Dia 25 de Abril de 2011.
08 hs partida de São Miguel do Guamá rumo as Comunidades Nazaré e São Sebastião no município de Paragominas, técnicos que saíram: Alcir Borges (Sociólogo), Roberto ianês(Engº. Agrº), Antonio Madeira (Sociólogo), Elciley Silva(Téc. Agropecuário), Keyla Marisia (Administradora), Sidney(Med. Veterinário), Corujito (Téc. Agropecuário);
O objetivo da viagem é realizar dois DRPs nas Comunidades Nazaré e São Sebastião em cumprimento ao Projeto de ATER para agricultores familiares que participaram da Operação Arco Verde no município de Paragominas, nordeste do Pará.
Expectativa dos técnicos:
Alcir Borges (Sociólogo): “...realizar o DRP com participação dos agricultores...”
Roberto Ianês (Engº. Agrº): “...por conhecer a região estou preocupado com os oceanos...”,
Antonio Madeira (Sociólogo): “...concluir os trabalhos com êxito...”,
Elciley Silva(Téc. Agropecuário): “...ancioso por ajudar a começar os trabalhos...”,
Keyla Marisia (Administradora): “... começar para acabar...”,
Sidney Aguiar (Med. Veterinário): “... quero conhecer a comunidade e poder executar um bom serviço...”,
Jamerson Barbosa “Corujito” (Téc. Agropecuário): “...espero um trabalho muito proveitoso e que enriqueça a todos...”,
Dinilde Serrão (Engª. Florestal): “...espero realizar um bom trabalho e que possa ser executado com a parceria da comunidade...” ;
10:30hs Chegamos em Paragominas encontramos com a Técnica Dinilde Serrão (Engª. Florestal) que estava devidamente preparada com todo o materia didático-pedagogico;
11:30hs Almoço no restaurante Gulla’s II;
13hs organização das caminhonetes rumo as comunidades rurais;
13:30 hs saída para as Comunidades Nazaré e São Sebastião, pegamos a PA 256 (asfaltada) após 26 km entramos no ramal da JM (João Mendonça), trecho m ais difícil do percurso com trecho sinuosos, enormes crateras cheias de água empossadas e lama.
Para Roberto Ianês lider da expedição, “... o trecho é muito arriscado, estamos vivendo o inverno amazônico e a região tem 40% da estrada completamente inundada, tornando-a quase intrafegável...”
Para Corujito “...pior do que essa estrada só o cerapior ou piorcera...”
Para Dinilde Serrão “...que estrada perigosa e sem manuntenção agravadas pelo alto índice de chuvas...”,
Para Antonio Madeira “... grande percurso de estrada tortuosa e acidentada...”
Para Elciley “...os obstáculo enfrentados pela equipe em uma estrada ruim e enlamaçada são o mínimo do mínimo enfrentado pelos moradores da comunidade Nazaré”
16hs Chegada a comunidade Comunidades São Sebastião;
16:30hs Chegada a comunidade Nazaré;
Inicio dos trabalhos nas comunidades, apresentação das idéias gerais do Diagnótico Rural participativo a serem realizados nos três dias;
18hs Os técnicos Corujito, Dinilde e Sidney tiveram quer retornar a Comunidade São Sebastião para levar os mantimentos para refeição do segundo dia.
20:30 hs jantar D. Auxiliadora caprichou na refeição: Frango frito, frango quizado com legumes, arroz , macarrão e farinha.
21:33 hs bate-papo ZZzzZZZZZzzzzzZZZZZ
Nenhum comentário:
Postar um comentário