quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

INTERNAUTA COMENTA...

Parabéns pela sua iniciativa !
Sou um militante da extensão rural, por formação e por ideologia. Sou vinculado à CEPLAC há 34 anos e atualmente presto serviços no Amazonas.

Aqui no Amazonas a CEPLAC trabalha com geração e difusão de tecnologias em SAF, organização da produção, Ater e fomento agrícola; na perspectiva agroecológica. Isso dentro de um macro Programa de Desenvolvimento Sustentável das Regiões Cacaueiras do Amazonas.

Nosso público é formado, em sua grande maioria (99%), por Agricultores familiares, Povos indígenas, Ribeirinhos. Os Ribeirinhos estão localizados ao longo das margens dos nossos Rios Amazonas, Madeira, Solimões, Purus, Juruá, Japurá e seus afluentes. Ao longo dos quais se distribuem maciços florestais compostos por várias espécies dentre as quais os cacaueiros, formando verdadeiros SAF`s naturais (algo parecido com a região do baixo Rio Tocantins e nas Ilhas da geoeconômica de Belém).Acredito - pessoalmente - que esses maciços tenham um potencial de produção da ordem de 10,0 mil toneladas de cacau em forma de amêndoas secas; desde que devidamente manejadas com as simples práticas de limpezas da copa, arejamento e fitossanitária.

Na geração de tecnologia estamos desenvolvendo um trabalho de vitrine tecnológica que consiste na formação de SAF sem fogo, ou seja formação de roças na forma de SAF sem a queima da madeira. Os resultados são o mais auspicioso possível, com a colheita da macaxeira, início da produção da banana, do maracujá... Esse trabalho está localizado na nossa Estação Experimental, próximo à Manaus e à disposição dos visitantes.

Mais uma vez o saúdo pela iniciativa, colocando-me à disposição para colaborar na luta em prol da agricultura familiar sustentável.

Meu endereço é valdenor.ceplac@uol.com.br

abs.

Valdenor

Caro Valdenor, Obrigado pelo Contato! O Blog está a disposição para publicar todas as experiências. Aguardo fotos ou até mesmo matéria para postarmos por aqui. Contato: alcirborges@hotmail.com
Grande Abraço!
Alcir Borges


Nenhum comentário:

Postar um comentário