quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Açaí solitário, bem diferente


MONTEZUMA CRUZ
Amazônias
 
Túlio Fagundes, que trabalha para o agrônomo Jofre Noboru Murakami, do Banco da Amazônia, exibe a variedade de açaí que possui polpa 70% superior ao açaí comum /FLÁVIO IKEDA

BELÉM, Pará – Que o açaí-açu é diferente do açaí tradicional Jussara (Euterpe oleracera), pesquisadores sabem. Ele é originário da Amazônia peruana. No entanto, pouco conhecido é o açaí do Amazonas, ou açaí solitário (Euterpe precatória), plantado na região do Baixo Tocantins, que proporciona a conhecida "produção de inverno", ou seja, a entressafra. É o que lembra o técnico agrícola Flávio Ikeda (Emater-PA), entusiasmado com os cachos imensos dessa  variedade.
 
O açaí do Amazonas se distingue do seu irmão peruano por ter o tronco mais alto e mais grosso e as folhas e os cachos de frutas bem maiores, com uma quantidade maior de frutos e sementes.  Pesaram 26 quilos os três cachos colhidos e levados à agroindústria Cofruta, em Abaetetuba, para o despolpamento. Esse volume corresponde a duas rasas. Daí ser chamado de Açu (grande, em linguagem indígena). Não é comum ele ter touceiras.
 
O empresário paraense Taizó Yamada pediu-lhe duas rasas para degustação durante a confraternização dos funcionários do grupo Yamada. E sementes para serem distribuídas como incentivo ao plantio.
 
A polpa desse tipo de fruto é 70% superior ao açaí comum, informou Yamada a Ikeda. “Eu me entusiasmei em trocar informações com técnicos do Acre e de Rondônia, porque uma boa avaliação indicará o plantio dessa espécie em larga escala”, afirmou Ikeda.
 
Um único problema: a própria degustação. Segundo o empresário, o sabor é diferente do açaí comum, embora, misturado com ele, isso passe despercebido. E se a polpa for refrigerada até o dia seguinte, o sabor melhora. Outra informação obtida por Ikeda com agricultores: quando o açaí-açu está preto e não amadurece, deve ser colhido só quando estiver “truíra” (esbranquiçado). Se for deixado amadurecer demais, o açaí comum seca e cai. Já o açaí-açu exige paciência. No quesito sabor também devem ser avaliados o ponto de colheita, beneficiamento e o armazenamento pós-beneficiamento – aprendeu Ikeda.
 
“Ou seja, é muita coisa para ser pesquisada, porém, interessante, e eu já estou providenciando o plantio de um pouco em casa”, acrescenta Ikeda.
FONTE: site Amazônia Portal gente de opinião - recebido por e-mail de Flávio Ikeda.

11 comentários:

  1. Flávio Ikeda e demais pessoas que se dedicam ao conhecimento dessa variedade de açaí: da mesma forma que o cupuaçu sem caroço, ele traduz a boa vontade de vocês e dos pequenos propritários em pesquisar o que de melhor pode se apresentar para a opção de plantio e cultivo aí na região. Merecem o reconhecimento de todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é variedade de açaí!
      É espécie!
      Existem 7 espécies de açaí no mundo e recentemente o Euterpe espiritosantensis foi reconhecido como nova espécie de açaí e não variedade da juçara(Euterpe edulis).
      Variedade é uma variação da própria espécie que muda no tamanho do cacho e caroço e rendimento de polpa e cor dos frutos ou da polpa.
      Esse açaí que foi mencionado é da variedade açu da espécie Euterpe precatoria é nativo da Amazônia Ocidental onde predomina no Pará ele se dispersou do Amazonas, por isso só tem em poucas localidades.
      Ainda existe o açu do Euterpe oleracea também do branco e roxo em Igarapé-miri no Pará.

      Excluir
  2. gostaria de receber informações sobre o açaí açú, onde conseguir comprar as sementes. pois tenho uma área que estou plantando açaí e gostria de trbalhar com essa especie.
    Aguardo contato no email:
    donato.nery@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Estou iniciando um plantio desse açaí-açu, é comum em nossa região, sul do amazonas(Humaitá), esse tipo de açaí solteiro, ele apresenta duas variedades, o que produz no inverno e do verão, esse ultimo e o de entressafra é o tipo que irei plantar. O fruto foi colhido em agosto desse ano, sua germinação varia de 30 a 60 dias, o espaçamento que irei usar é de 2x3, 1650plantas/ha. O açaí euterpe precatória é pouco cultivado, vamos mudar essa história. marcioj_smacedo@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duas variedades que os pesquisador Dr.Henderson descreveu, mas existem mais variedades!
      A variedade precatória foi descrita por esse botânico que mencionou, mas ele não é brasileiro e só fez expedições e o Amazonas é grande!
      A variedade precatória predomina em toda a Amazônia Ocidental é de pé único por isso o nome açaì solteiro ou açaí do amazonas do Euterpe precatoria, ainda tem a variedade longevaginata aue está na Serra do Divisor no Acre e tem de monocaule e touceira só é exclusivo do Acre.
      Ainda tem a variedade açu que a Embrapa do Pará descreveu, pode pesar 10 kg um cacho até 50 kg, em certas localidades no Amazonas um cachompesou 40 kg e a ráfia 5 kg e uma planta pode dar 5 cachos por ano o que dar 200kg de 5 cachos por pé com a ráfia.
      Tem a variedade chumbinho e sangue de boi não descritas na botânica.

      Excluir
  4. Como faço pra adquirir sementes do açaí açú gigante euterpe precatório me fale um pouco mais dele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na Frucafé Mudas tem vários vídeos sobre o Euterpe precatoria e poderia conseguir daqui um tempo quando estiver disponível, esses do Pará do Euterpe precatoria ainda são pequenos os cachos comparados aos açu do Amazonas em certas localidades, porque os povos indígenas fizeram manejo no passado e aqui é o centro de origem dele, um pé aqui pode dar 200 kg com a ráfia por ano 5 cachos, sendo que a ráfia pesa 5 kg sem adubação e irrigação!

      Excluir
    2. Isso quer dizer que descontando 25kg de 5 ráfias dar em torno de 175 kg de caroço em 5 cachos por ano dessa variedade açu em um pé, rende 6x que o açaí do pará, outra o Euterpe precatoria produz no inverno e o Euterpe oleracea produz no verão, mas ambos tem sabores diferentes, por ser espécies diferentes de açaí!

      Excluir
    3. Mas o Pará também tem a variedade açu do Euterpe oleracea dar cor roxa e branco que pesa de 10 kg a 15kg um cacho, é raro de achar em Igarapé Miri que tem!
      Mas mesmo assim o açu do Euterpe precatoria é maior os cachos!

      Excluir
  5. Aqui na minha região o açaí euterpe precatoria os cachos chega pesa 42kg

    ResponderExcluir