quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Frutas e legumes orgânicos podem ajudar a combater o câncer

Entre os principais alimentos que são capazes de prevenir o câncer, estão as frutas vermelhas, uvas, brócolis e tomate. A informação é do Instituto Americano de Pesquisa do Câncer que revela índices entre cerca de 1/3 dos 1,4 milhões de casos de câncer que ocorrem anualmente nos Estados Unidos poderiam ser prevenidos se as pessoas adotassem uma dieta saudável. Se pensarmos que o que comemos se traduz em como o nosso corpo reage, faz todo o sentido frutas e legumes orgânicos serem considerados "estrelas" do cardápio.
No caso da frutas vermelhas, destacam-se framboesa, amora e mirtilo (blueberry) que são consideradas uma fonte riquíssima de vitamina C. Flavonóides, ácido elágico, fibras e outros antioxidantes, que são substâncias que ajudam na proteção das células do corpo contra os danos cumulativos, e ajudam a evitar o aparecimento de diversos tipos de câncer, em especial os de cólon, esôfago, pele, bexiga, pulmão e mama.
Para as uvas a vantagem é a capacidade de armazenar o resveratrol. Uma pesquisa científica identificou que o resveratrol tem a capacidade de impedir que células cancerosas desenvolvam-se na mama, fígado, estômago e sistema linfático. A maior fonte de resveratrol encontra-se na casca da uva. Outro ponto importante: uvas vermelhas são muito mais ricas em resveratrol do que as uvas verdes.
A pesquisa descobriu que o brócolis, que são vegetais crucíferos, da mesma família da couve-flor, repolho, couve e couve de Bruxelas, são também vegetais ricos em isotiocianatos, que regulam um complexo sistema enzimático que protege as células no nosso corpo contra o câncer de estômago, boca, faringe e laringe e esôfago.
E finalmente o tomate, que prevalece a cor vermelha devido ao licopeno, antioxidante importante na luta contra o câncer de próstata, mama, útero e melanoma, que é o mais agressivo tipo de câncer de pele. O interessante é que quanto mais concentrado o tomate, melhor, pois o processamento faz com que o licopeno seja absorvido mais facilmente.
Fonte: Nordeste Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário