quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A criação de peixes em tanques-rede


Essa é uma tecnologia que pode beneficiar os pequenos agricultores porque a criação de peixes em tanques-rede é viável em pequenos açudes e propriedades rurais. Em piscicultura, o sistema de produção em tanques-rede é aquele em que se utilizam estruturas flutuantes, em rede ou tela revestida, instaladas em ambientes aquáticos abertos, onde se cultivam peixes de modo superintensivo.
 Esse sistema apresenta inúmeras vantagens em relação ao sistema tradicional de cultivo de peixes em viveiros escavados. Entre elas, podem-se destacar o pequeno investimento inicial e a facilidade de manejo dos peixes: alimentação, biometrias e despesca.
Os projetos de produção de peixes em tanques-rede devem ser implantados em ambientes aquáticos lênticos – grandes reservatórios, açudes e lagoas – onde haja ligeiro fluxo de água, seja por efeito da corrente, seja por ação dos ventos. É importante, nesses casos, que haja renovação constante da água dos tanques-rede, para remover a amônia excretada pelos peixes e repor o oxigênio consumido.
No Brasil, o grande número de açudes e lagoas em propriedades rurais, permite uma grande produção de peixes. No caso da tilápia do Nilo, espécie mais cultivada, estima-se a produção anual de cerca de 250 Kg por metro quadrado de tanque rede. A existência de ampla disponibilidade de matérias primas para rações e de condições climáticas favoráveis coloca o Brasil em situação de tornar-se, em curto prazo, grande produtor e exportador de carne de peixe.
 Fonte: Nordeste Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário