quarta-feira, 27 de julho de 2011

EMATER-PARÁ em Abaetetuba realizará Capacitação de Piscicultores Familiares em Ração Caseira para Peixe


ComunidadeMurutinga

No dia 10 de agosto de 2011, haverá um curso de fabricação de ração caseira para piscicultores familiares que realizam o  cultivo de peixes no sistema extensivo, visamos atender 40 famílias de  produtores em subsistência  alimentar.

O curso será realizado na comunidade Murutinga, as 8:00 hs e atenderá produtores do grupo de piscicultura da comunidade Murutinga que foi criado pelo Extensionista Rural I - Flávio Ikeda - Engº Agrônomo a pedido da própria comunidade rural , possuia uma demanda agora atendida pelo Esloc Abaetetuba, onde iniciou-se acompanhamento técnico pelo Extensionista Rural II - Técnico em Aquicultura na atividade de piscicultura. Além de produtores das comunidades vizinhas como curuperê-Miri, Comunidade Vasco e Colônia velha.

Grupo Murutinga:
Pedro da Costa Albuquerque (4 membros da família), 
Sebastião Alves Gomes(5 membros da família), 
Francisco Evaldo C. Magalhães( 5 membros da família),
Elias das Passos (4 membros da família) 
Raimundo Nonato (5 membros da família) e 
Leonel dos Santos (5 membros da família):  
totalizando  6 produtores diretos e 25 indiretos.

Extensionistas Presentes na atividade:
 
Flávio Ikeda - Emater-Pará - Instrutor
Geovanny Farache - Emater-Pará - Instrutor
Leonardo Rodrigues- Técnico em Pesca - Emater-Pará - Instrutor

A confecção da ração alternativa e realizada com os recursos oriundos da própria comunidade e balanceadas aproximadamente pelo Extensionista Rural Geovanny Farache, onde obteve o repasse desta metodologia pela Técnica em Aquicultura - Simone Silva - Esloc .

Espera-se realizar a utilização da ração alternativa apartir do terceiro mês de cultivo onde utiliza-se somente ração em pó. E em sistemas extensivos de cultivo até o 8 mês espera-se utilizar a ração alternativa. Os ingredientes constituem em raspas de mandioca e macaxeira, folhas de mandioca(secas na sombra), milho, frutas de epoca (jambo, caju,ameixa, castanha do pará, muruci, buruti e açai),farelos de trigo, coco verde, farelos de arroz e outros.... Sendo fundamental os cuidados especiais com certos produtos que rancificam a ração como Coco e tortas de dendê. A aplicação de premix mineral e vitamico fazem parte da formulação da ração.

E necessário ressaltar que os valores nutricionais da ração caseira é bastantes diferenciados da ração comercial, porém ambas possue como característica a flutuação dos peletes.

As inscrições deveram ser realizadas no escritorio local da Emater-Pará -Abaetetuba -
Tel.Cel.: 3751-2338/8010-0909

 Obs.: No mesmo dia será realizado uma Demonstração técnica sobre a biometria- técnica de medição e pesagem dos peixes como metodologia de acompanhamento do crescimento zootecnico dos animais.
FONTE: recebido por e-mail do Extensionista Rural GEOVANNY FARACHE MAIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário